Tratamento do Câncer de Estômago
Tratamento do câncer de estômago

Tratamento do Câncer de Estômago

O tratamento do câncer de estômago é curativo ou paliativo. Ou seja, na primeira opção o objetivo é a cura. No entanto, na segunda opção o objetivo é somente o alívio dos sintomas. Na postagem anterior já descrevemos os sintomas mais comuns do câncer de estômago. Muitos deles afetam negativamente a qualidade de vida.

Tratamento curativo do câncer de estômago

Realiza-se essa modalidade de tratamento quando o tumor é localizado. Ou seja, está restrito ao estômago com extensão no máximo até os gânglios linfáticos próximos ao órgão. Dessa forma, o tratamento é a remoção parcial ou total do órgão em conjunto com os gânglios linfáticos. Em casos selecionados, remove-se em conjunto outros órgãos ou estruturas invadidas pelo tumor. Trata-se de uma cirurgia de grande porte realizada pelo acesso cirúrgico convencional, laparoscopia ou robótica. A quimioterapia antes ou depois da cirurgia aumenta as chances de cura. Associa-se a radioterapia somente em casos bem específicos. No entanto, em tumores precoces, pode-se remover o mesmo pela endoscopia. Nesse caso, trata-se de um procedimento de menor porte, baixo risco e com excelente chance de cura em casos selecionados. Logo, a detecção precoce do tumor é muito importante.

Tratamento paliativo do câncer de estômago

Essa é a modalidade de tratamento para os casos de câncer avançado. Enfim, casos em que o tumor invada estruturas ou órgãos irressecáveis ou quando ocorrem metástases. Nesses casos, não existe possibilidade de cura e o tratamento visa a obtenção de melhor qualidade de vida através da supressão dos sintomas. A cirurgia é a melhor modalidade de tratamento. Em primeiro lugar, prefere-se a remoção da parte do estômago com o tumor. Logo, isso evita que o mesmo gere oclusão do órgão, sangramento ou perfuração. Em segundo lugar, prefere-se a gastroenteroanastomose. Nessa cirurgia realiza-se uma emenda entre o estômago e o intestino. Com isso, os alimentos são desviados diretamente para esse último. Utiliza-se essa modalidade de tratamento na impossibilidade da primeira, pois previne somente a oclusão. Outras modalidades de tratamento são a radioterapia e a quimioterapia paliativas, próteses endoscópicas e a jejunostomia.