Hérnias diafragmáticas e hernias de hiato

Hérnias diafragmáticas e hernias de hiato

As hérnias diafragmáticas são doenças diferentes das hérnias da parede abdominal. Aliás, mesmo entre as hérnias diafragmáticas nós encontramos diferenças significativas. Assim, hérnias diafragmáticas é um assunto que gera muita confusão para os pacientes.

O que é o diafragma?

O diafragma é um músculo estriado em forma de abóbada que separa a cavidade torácica, que contém os pulmões e o coração, da cavidade abdominal. A sua principal função é a respiração.

Quer saber mais sobre? Acesse o artigo completo aqui!

O que é uma hérnia de hiato?

Hérnia de hiato é um tipo de hérnia diafragmática. Na hérnia de hiato ocorre a protusão de uma víscera abdominal através do hiato esofágico.

Quais os tipos de hérnias de hiato?

São três os tipos de hérnia de hiato: as hérnias de deslizamento ou tipo I, as hérnias paraesofágicas ou tipo II e as hérnias mistas ou tipo III.

Certamente, para diferenciarmos essas hérnias devemos entender de maneira resumida como funciona o esôfago e o estômago.

Por isso, separei um artigo completo em nosso blog! Acesse.

Como o organismo evita esse refluxo?

Entre o esôfago e o estômago existe uma válvula chamada cárdia. Essa válvula permite a passagem do alimento no sentido do esôfago para o estômago.

No entanto, ela serve justamente para evitar que o conteúdo do estômago reflua ou volte para o esôfago. Em uma situação de normalidade, a cárdia é localizada no interior da cavidade abdominal, logo abaixo do hiato esofágico.

Para entender melhor, temos um artigo bem interessante disponível em meu blog!

Quais os sintomas das hérnias paraesofágicas e mistas?

Essas hérnias podem causar sintomas relacionados à presença mecânica de parte do estômago na cavidade torácica.

O paciente normalmente refere sensação de aperto ou peso no peito, especialmente após as refeições; falta de ar; dificuldade para engolir, vômitos com sangue.

Saiba mais no blog!

Quais os riscos das hérnias paraesofágicas e mistas?

O principal risco é o chamado volvo. Nessa situação a parte do estômago que subiu na direção do tórax sofre uma torção. Essa torção pode causar uma obstrução do estômago e também a perfuração do mesmo com vazamento do seu conteúdo.

Se interessou pelo assunto? Leia completo em nosso site.

Qual o tratamento das hérnias paraesofágicas e mistas?

O tratamento é exclusivamente cirúrgico.

Certamente, a possibilidade de complicações graves e os sintomas que essas hérnias causam é que indicam a necessidade de cirurgia. A correção dessas hérnias pode ser feita por laparoscopia, mas nas hérnias muito grandes existe possibilidade significativa de conversão para a via convencional (aberta).

Entenda melhor na matéria completa que preparamos para você!

Agende uma consulta agora mesmo!

× Agendar consulta