Câncer de Estômago

Segundo dados do INCA, o câncer de estômago é o quarto tipo mais frequente em homens e o quinto em mulheres. Além disso, geralmente é uma neoplasia agressiva e com prognóstico reservado caso se detecte tardiamente. Em primeiro lugar, abordaremos os tipos de câncer de estômago e a suas causas. Na sequência, os sintomas mais comuns. Por fim, como se faz o diagnóstico.

Tipos de câncer de estômago e causas

Em 95% dos casos, o câncer de estômago é um adenocarcinoma. Os cinco por cento restantes compreendem os linfomas, o GIST, os sarcomas e tumores mais raros. Existem diversos fatores de risco para a formação de um adenocarcinoma no estômago. Entre eles, o sexo masculino, a idade (idosos), a genética, a infecção pelo Helicobacter pylori e os hábitos alimentares. O Helicobacter pylori é uma bactéria que infecta o estômago e está envolvida na gênese dos adenocarcinomas e também dos linfomas gástricos. Logo, a sua erradicação através do uso de antibióticos está indicada em casos selecionados. No entanto, o principal fator de risco modificável é o hábito alimentar.Dessa forma, associa-se ao câncer gástrico uma dieta rica em gordura, alimentos em conserva, ricos em sal ou curados. Por outro lado, alimentos ricos em vitaminas antioxidantes, como as frutas e as verduras, exercem efeito protetor.

Sintomas do câncer de estômago

A grande maioria dos casos iniciais não apresentam sintomas. Esse é um grande desafio ao diagnóstico precoce, situação que apresenta as maiores chances de cura. Quando a doença apresenta sintomas o câncer já e mais avançado. Os principais sintomas são: a dor de estômago, a perda de peso, a sensação de estômago pesado, a perda do apetite, as náuseas e os vômitos, a fadiga e a presença de sangue nas fezes.

Diagnóstico

Nas pessoas portadoras de sintomas ou fatores de risco significativos, realiza-se uma endoscopia digestiva alta. Ou seja, introduz-se um aparelho pela boca até o estômago. Esse exame é realizado sob sedação, sem sofrimento. Ele permite a visualização do estômago e a realização de biópsias em alguma lesão suspeita. A próxima postagem será sobre o tratamento do câncer de estômago.