Existem alguns alimentos que devem ser evitados e outros que devem ser incluídos na dieta do pós-cirúrgico do transplante de fígado. É importante observar a dieta indicada pelo médico para não prejudicar a recuperação e o mais importante: não comprometer o órgão novo. No artigo de hoje, vamos indicar qual é a alimentação indicada após a operação.
Quando o transplante de fígado é necessário
Antes de conferirmos os alimentos no pós-cirúrgico do transplante de fígado, vamos descobrir quando este procedimento é necessário.
Geralmente, pacientes que apresentam doença hepática crônica e que já tiveram complicações hemorrágicas que exigiram transfusão, são candidatos ao transplante.
Além destes, casos onde houveram complicações como hipertensão pulmonar e de encefalopatia hepática também são indicados para o transplante. Bem como quadros onde se desenvolveram tumores malignos devido à cirrose e quem sofre de doenças metabólicas.
Alimentos no pós-cirúrgico do transplante de fígado
Manter uma dieta equilibrada e seguir as recomendações médicas em relação aos alimentos no pós-cirúrgico do transplante de fígado é muito importante. Isso porque, alguns alimentos podem levar a condições que podem prejudicar o sucesso do transplante.
A dieta no pós-cirúrgico do transplante de fígado deve ser a seguinte:
- Consumir frutas e verduras, pois são ricas em vitaminas. É importante, contudo, que estas sejam bem lavadas antes da ingestão. De preferência, deve-se mergulhá-las em uma solução de dois litros de água com vinte gotas de hipoclorito, por 10 minutos.
- Ingerir cereais integrais, como trigo, arroz e aveia.
- Reduzir o uso de sal, já que o sódio aliado aos imunossupressores aumenta o risco de hipertensão e diabetes. Estas complicações, por sua vez, podem comprometer o enxerto.
- Evitar enlatados, já que possuem muita concentração de sal (que mantém a conservação de seu conteúdo).
- Não ingerir alimentos crus, como peixes, ovos ou carne.
- Evitar o consumo de gorduras, que podem aumentar o colesterol e demais lipídios.
- Não consumir bebidas alcoólicas (que comprometem as funções do fígado).
Além de manter a dieta, também é preciso hidratar-se com água e sucos naturais. A recomendação final é de que os alimentos sejam consumidos frescos. No caso de pratos, o ideal é que sejam preparados na hora e não requentados.
Atenção aos cuidados recomendados pelo médico
É importante seguir as recomendações médicas para que o pós-cirúrgico do transplante de fígado não apresente complicações. E, como vimos, um dos principais cuidados é a alimentação, por isso é fundamental seguir rigorosamente a dieta indicada.