Refluxo e azia, qual a diferença?

Refluxo e azia são queixas frequentes dos pacientes. No entanto, qual a diferença entre eles? Esse é um assunto que gera muita confusão. Para falar a verdade, em muitos os casos os pacientes acreditam tratar-se da mesma coisa. Nessa postagem iremos esclarecer esse assunto.

Refluxo

Refluxo é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago. Logo, é a percepção desse fato pelo paciente. Isso não deve acontecer. O sentido normal do trânsito é do esôfago para o estômago. Quando deglutimos o alimento, ele passa da boca para a faringe e daí para o esôfago. Dessa forma, o esôfago conduz esse alimento até o interior do estômago. O trajeto no sentido contrário é impedido pela cárdia. Em outras palavras, ela é uma válvula que normalmente impede o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago. No entanto, se a cárdia falha, há o refluxo. Quando ocorre de maneira esporádica, pode ser considerado como normal. Por exemplo, após uma refeição exagerada. Quando ocorre frequentemente, suspeitamos de doença do refluxo gastroesofágico. Logo, o refluxo frequente é considerado uma doença. Nessa situação, o conteúdo ácido ou biliar do estômago agride o esôfago.

Azia

O termo azia tem diferentes significados para os pacientes. No entanto, na maioria das vezes refere-se à sensação de queimação no peito. Ela pode ocorrer isoladamente ou em associação com outros sintomas, como o refluxo e a eructação (arroto). Assim sendo, também pode ser uma  manifestação da doença do refluxo gastroesofágico. Nessa situação, o sintoma advém da agressão do esôfago causada pelo refluxo do conteúdo ácido e biliar proveniente do estômago. Apesar disso, outras doenças também causam esse sintoma, como a esofagite eosinofílica, infecções virais, queimaduras do esôfago devido à ingestão de substâncias químicas, etc.

Conclusão

O refluxo e a azia são sintomas frequentes e que podem indicar a presença de doença do refluxo gastroesofágico. No entanto, também devemos estar atentos a outras doenças.