Quais são os perigos da Hérnia Abdominal?
Hérnia Abdominal - Quais são os perigos?

Quais são os perigos da Hérnia Abdominal?

Caso não esteja recebendo o devido tratamento, a hérnia pode matar. Descubra no artigo de hoje em quais situações as hérnias abdominais apresentam risco de morte.

Perigos da hérnia abdominal

Existem duas ocasiões em que a hérnia pode matar. A primeira é quando ocorre estrangulamento do intestino. O segundo caso é quando há a obstrução intestinal.

Estrangulamento

Esta condição pode se desenvolver em diferentes localizações da doença, como inguinal, incisional, epigástrica, umbilical e femoral.

A permanência fixa do órgão no orifício, não podendo ser reposicionado na cavidade abdominal configura o encarceramento. Isso pode acontecer por causa do grande volume de órgãos vazados do local. Também pode ser devido ao tamanho reduzido do orifício herniário.

Neste quadro, o fluxo sanguíneo do órgão afetado é reduzido, causando lesão dos tecidos. Quando o fluxo sanguíneo chega a ser interrompido, evolui-se para o estrangulamento.

Nesta situação, a artéria responsável por transportar o oxigênio para o órgão torna-se incapaz de oxigenar as células. Com isso, o tecido afetado começa a necrosar, podendo chegar a se romper.

Esta condição é extremamente grave, sendo que, neste caso a hérnia pode matar devido às complicações e infecções decorrentes.

Obstrução intestinal

Outro agravamento causado pelo encarceramento da hérnia é a obstrução intestinal. Nesse caso, o trânsito das fezes e dos gases é bloqueado. Com isso, acabam se acumulando dentro do intestino.

Este quadro, se ignorado, pode levar à perfuração do intestino, infecções, necrose de parte do órgão digestivo, estado de choque e até a morte.

Hérnia abdominal: perigo à saúde

Como vimos, a hérnia pode matar se não receber o devido tratamento. Por isso é importante estar atento aos sinais do seu corpo. Se você sente que pode estar sofrendo os sintomas desta doença, agende uma consulta e receba atendimento especializado.

É válido destacar que, em alguns casos, a hérnia pode não apresentar sintomas. Considerando isto, percebemos a importância de realizar exames de rotina periódicos para acompanhar o estado de saúde. Além de ser a melhor forma de identificar precocemente casos da doença e iniciar o quanto antes o tratamento.