Cirurgia de Hérnia Abdominal – Saiba tudo!
Cirurgia de Hérnia Abdominal

Cirurgia de Hérnia Abdominal – Saiba tudo!

Quando uma víscera escapa através de um defeito na parede abdominal, é formada uma hérnia. Há vários tipos e elas podem estar presentes em qualquer localização, como:

• Hérnia inguinal: do tipo mais comum, surge na virilha e a maioria dos pacientes com este problema são homens;
  • Hérnia umbilical: surge na região da cicatriz umbilical;
  • Hérnia incisional: presente em regiões onde cirurgia recente foi realizada;
  • Hérnia epigástrica: fica na linha médica do abdômen, acima do umbigo.

Casos de Cirurgia de Hérnia Abdominal

No geral, toda hérnia deve ser tratada com cirurgia. Quanto mais no início, melhor e menos invasivo será o procedimento. Porém, se o paciente permanecer com a hérnia por um longo período de tempo, maior será o risco de complicações da hérnia.

Nos casos em que a circulação sanguínea é bloqueada, o procedimento precisa ser feito com urgência. Principalmente, pelo fato de provocar necrose do tecido e infecção. Então, se estiver sentindo dor no local da hérnia, náuseas e vômitos, procure um pronto-atendimento com urgência.

Procedimento

Em primeiro lugar, o profissional define qual das opções mais se adequa ao seu caso. Afinal, a cirurgia pode ser aberta ou laparoscópica, sendo esta a opção menos invasiva. A anestesia também pode variar, juntamente por conta da via de acesso.

No geral, durante o procedimento, a hérnia é empurrada para dentro do abdômen e o buraco é fechado e reforçado com tela própria.

Como em qualquer procedimento, a cirurgia tem risco, porém normalmente não é grande. Assim como também há a possibilidade de recidiva da hérnia, mas é raro. O pós-operatório é fundamental para ter o melhor resultado.

Pós-Operatório

Em geral, o paciente fica internado por um período curto. Lembrando que é importante não fazer esforço físico nas primeiras semanas. E fique atento a qualquer sinal de complicação.

Por fim, caso algo esteja errado, procure seu médico imediatamente.

Saiba mais sobre cirurgia de hérnia abdominal em nosso site!