H. pylori
h. pylory

H. pylori

O H. pylori, ou Helicobacter pylori, é uma bactéria que causa infecção no estômago. Estima-se que acomete 50% da população mundial. No entanto, a presença dessa bactéria no estômago não é considerada normal. Dessa forma, ela pode causar doenças frequentes como a gastrite e a úlcera no estômago e no duodeno. Além disso, mais raramente, doenças como o linfoma e o câncer no estômago. Acredita-se que a transmissão do H. pylori seja fecal oral. Ou seja, através de alimentos, água e solo contaminado, bem como por contato interpessoal através de secreções do corpo como a saliva. Logo, pode-se prevenir a infecção através do saneamento básico e de bons hábitos de higiene pessoal, como a lavagem das mãos com sabão e água.

Sintomas e diagnóstico do H. pylori

Os sintomas mais frequentes são a dor de estômago, o estufamento da barriga, a azia, o enjôo, as náuseas e os vômitos, a falta de apetite e o peso no estômago após as refeições. Nos casos suspeitos, realiza-se o diagnóstico pela endoscopia digestiva, teste respiratório ou exame de fezes. Para isso, é necessário uma avaliação médica. Importante ressaltar que esses sintomas não são exclusivos da infecção pelo H. pylori.

Tratamento do H.pylori

O tratamento é com antibióticos associados a um medicamento para  reduzir a acidez gástrica. Existem vários esquemas. No entanto, o mais frequente envolve dois antibióticos e um medicamento para a acidez. Essa bactéria é bastante resistente. Dessa forma, esse esquema de tratamento envolve a administração de oito comprimidos por dia durante 14 dias. Após o término, deve-se testar quanto à erradicação da bactéria. Para isso utiliza-se os mesmos exames indicados para o diagnóstico. A chance de sucesso do tratamento é bastante alta. Apesar disso, alguns pacientes apresentam cepas mais resistentes da bactéria. Nesses casos, deve-se repetir o tratamento com outros esquemas de antibióticos.