Doença do refluxo gastroesofágico: sintomas atípicos

A doença do refluxo gastroesofágico pode desencadear sintomas atípicos. São sintomas não muito frequentes da doença. Eles inclusive podem gerar muita confusão. Muitos pacientes e mesmo médicos podem achar que os sintomas são causados por doenças pulmonares ou da garganta. Já escrevemos anteriormente sobre os sintomas típicos da doença do refluxo gastroesofágico. Eles são a azia, ou seja, a sensação de queimação no peito; o refluxo e a dor na porção superior do abdômen ou “boca do estômago”. E quais são os sintomas atípicos?

Dor de garganta

A doença do refluxo gastroesofágico é causada pela incompetência da válvula que separa o esôfago do estômago. Isso permite o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago e que pode chegar até a região da garganta. Como esse conteúdo contém muito ácido ele gera queimaduras e dor na garganta. O local em que isso ocorre é na laringe, estrutura anatômica que contém as cordas vocais.

Rouquidão e pigarro

A irritação da laringe e das cordas vocais gera rouquidão. Os tecidos irritados também produzem uma pequena quantidade de secreção que tentamos eliminar para o meio externo através do pigarro.

Sensação de “bola na garganta”

Esse sintoma é conhecido pelos médicos como globus. É a sensação de presença de um corpo estranho ou “bola” na região da garganta. É causado pelo inchaço (edema) dos tecidos secundário à irritação causada pelo ácido relfuído do estômago.

Asma

O conteúdo estomacal refluído para a garganta pode adentrar o pulmão. Algumas pessoas são sensíveis a isso e os canais da respiração podem sofrer um espasmo. Isso gera falta de ar e o ruído típico causado pelo esfoço respiratório nos asmáticos.