Doença do Refluxo Gastroesofágico
Doença do Refluxo Gastroesofágico

Doença do Refluxo Gastroesofágico

Em primeiro lugar, a doença do Refluxo Gastroesofágico é uma doença extremamente comum nos dias de hoje. Aliás, ela é popularmente conhecida por diversos nomes: hérnia de hiato, refluxo, azia, esofagite e regurgitação.

Enfim, todos esses nomes correspondem a algum aspecto da doença que esclareceremos a seguir.

O que é a Doença do Refluxo Gastroesofágico?

Em síntese, trata-se do refluxo anormal do conteúdo do estômago para o esôfago. O alimento, após ser mastigado e engolido, desce pelo esôfago para o estômago. O esôfago é um órgão com formato tubular localizado no tórax e serve somente para a condução do alimento. Já o estômago tem o formato de uma bolsa e serve para armazenar o alimento engolido e iniciar o processo de digestão através da produção de ácido e outras secreções digestivas.

Logo, no estômago existe grande quantidade de ácido e isso é benéfico e necessário para o processo normal de digestão.

O estômago tem a capacidade de resistir a essa acidez e às outras secreções digestivas sem maiores problemas. Já o esôfago não tem essa capacidade. O alimento engolido e misturado ao conteúdo do estômago não pode refluir, ou seja, voltar para o esôfago. 

Como o organismo evita esse refluxo?

Entre o esôfago e o estômago existe uma válvula chamada cárdia ou esfíncter esofágico inferior. Essa válvula permite a passagem do alimento no sentido do esôfago para o estômago. No entanto, ela serve justamente para evitar que o conteúdo do estômago reflua ou volte para o esôfago.

Esse conceito de válvula é fundamental para o entendimento da doença.

Esôfago, estômago e cárdia

Na doença do refluxo gastroesofágico existe um mal funcionamento dessa válvula (cardia) e ela perde a capacidade de evitar que o conteúdo do estômago reflua para o esôfago. Como já comentado, esse conteúdo é rico em ácido e outras secreções digestivas e quando ele reflui causa queimaduras no esôfago.

Essas queimaduras são chamadas de esofagite e isso pode ser detectado em um exame de endoscopia. O mal funcionamento da válvula pode ser temporário ou definitivo dependendo do caso. Isso é muito importante e vai definir o tipo de tratamento que deve ser realizado.

Leia mais sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico em nossa matéria completa!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Como posso te ajudar?