Câncer do Esôfago
câncer de esôfago

Câncer do Esôfago

O câncer do esôfago é muito agressivo e habitualmente realiza-se o diagnóstico tardio. Dessa forma, o prognóstico não é bom. No entanto, existem formas de diagnosticar precocemente ou mesmo em uma fase pré-neoplásica. Ou seja, antes que o câncer se desenvolva. Em primeiro lugar, abordaremos os tipos de câncer de esôfago. Na sequência, como fazer a prevenção e o diagnóstico. Por último, o tratamento.

Tipos de câncer de esôfago

Os dois tipos de câncer mais frequentes são o adenocarcinoma e o carcinoma de células escamosas. O primeiro, está relacionado com a doença do refluxo gastroesofágico e o esôfago de Barrett, uma complicação dessa doença. O carcinoma de células escamosas apresenta relação com os hábitos alimentares, o tabagismo e doenças como a acalásia e o megaesôfago.

Diagnóstico e prevenção

Realiza-se o diagnóstico quando o paciente apresenta sintomas como a dificuldade para engolir (disfagia), perda de peso, dor ao engolir (odinofagia), azia, rouquidão, tosse. Antes de tudo, realiza-se uma endoscopia na presença de algum desses sintomas. Dessa forma, caso alguma lesão suspeita seja detectada, realiza-se uma biópsia. Ela diferencia entre o adenocarcinoma e o carcinoma de células escamosas. O problema é que no momento em que ocorrem esses sintomas o câncer apresenta chance significativa de ser avançado e com prognóstico reservado. A maneira de se realizar a prevenção ou o diagnóstico precoce é identificar os pacientes portadores de doença do refluxo grave, esôfago de Barrett, acalásia e megaesôfago. Assim, realiza-se uma endoscopia preventiva em intervalos de tempo determinados nesses pacientes. Outras medidas, como um hábito alimentar saudável, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas com moderação também são importantes. Obviamente, o tratamento adequado dessas doenças também é fundamental.

Tratamento do câncer de esôfago

A principal modalidade de tratamento com a intenção de cura é a esofagectomia. Frequentemente, essa modalidade de tratamento é associada com a quimioterapia e, em alguns casos selecionados, com a radioterapia.