A dor na vesícula se apresenta no lado direito do abdome, que geralmente vem acompanhada de febre. Quando este sintoma se manifesta, significa que o órgão está sofrendo alguma complicação. Por isso, é importante estar atento, conhecer os perigos e procurar orientação médica especializada assim que sentir este desconforto.
Dor na vesícula – quais complicações podem estar relacionadas?
Abaixo, listamos algumas complicações que podem estar ligadas à dor na vesícula. Assim, você estará ciente dos riscos que envolvem este sintoma e procurar atendimento médico especializado assim que ele surgir.
Colecistite
A dor na vesícula, acompanhada por febre baixa, náuseas, vômitos e icterícia, pode representar um quadro de colecistite.
Esta doença é provocada pelo acúmulo de secreções na vesícula, que ocorre geralmente acompanhada de uma infecção bacteriana.
A colecistite pode ser calculosa ou não-calculosa e apresenta duas manifestações: a aguda e a crônica. No primeiro tipo, sente-se uma aguda e repentina dor na vesícula, que pode se estender por mais de 6 a 8 horas. Neste caso, é necessário procurar atendimento médico imediatamente, pois se trata de uma urgência. Na colecistite crônica,, os ataques de dor acontecem periodicamente, quando cálculos biliares bloqueiam o ducto cístico.
Pancreatite aguda
Quando a dor na vesícula se irradia para a parte de cima da caixa torácica, costelas ou costas, pode configurar um caso de pancreatite aguda. Especialmente quando é acompanhada de febre, náuseas e vômitos.
Nessa situação, as pedras saem da vesícula e acabam bloqueando o fluxo da bile próximo ao canal do pâncreas.
Colangite aguda
A inflamação aguda dos canais que conduzem a bile também podem provocar dor no lado direito do abdômen.
Geralmente, é causada pela interrupção parcial do fluxo de bile para o duodeno devido a obstrução causada – na maioria dos casos – pelos cálculos biliares. Essa obstrução permite que bactérias do intestino subam e invadam os canais biliares, causando a infecção e, consequentemente, a inflamação.
Os sintomas da colangite aguda são os mesmos que se manifestam em casos de pedra na vesícula.
Como descobrir a causa real da dor na vesícula?
Se você está sofrendo de dores que acredita ser na vesícula e quer obter um diagnóstico exato, entre em contato e receba atendimento especializado. Somente um especialista poderá indicar qual doença pode estar relacionada e orientar o tratamento mais adequado.
Lembrando que é importante buscar atendimento médico o quanto antes, para evitar que o quadro se complique. Além disso, negligenciar os sintomas pode dificultar o tratamento.