Tumores Primários do Fígado
tumores primários do fígado

Tumores Primários do Fígado

Os principais tumores primários do fígado (benignos) são o hemangioma, a hiperplasia nodular focal e o adenoma. Por outro lado, o principal tumor maligno é o hepatocarcinoma.

Tumores Primários | Benigno

Com frequência o diagnóstico desses tumores é feito de maneira acidental. Ou seja, a pessoa faz um exame de imagem abdominal por alguma doença e o tumor é identificado por acaso, sem relação nenhuma com a doença que motivou a realização do exame.

Aliás, isso acontece porque a grande maioria dos tumores primários benignos são assintomáticos.

Assim, os exames mais comuns que detectam esses tumores são: o ultrassom, a tomografia e a ressonância magnética. A ressonância magnética e a tomografia conseguem estabelecer de qual tipo é o tumor – o ultrassom não tem essa capacidade. A diferenciação entre hemangioma, hiperplasia nodular focal e adenoma determina qual tipo de tratamento é necessário.

O hemangioma e a hiperplasia nodular focal não apresentam risco e não necessitam tratamento. No máximo, os pacientes são submetidos a um acompanhamento com exames de imagem. Os adenomas apresentam risco de se tornarem um tumor maligno ou de desenvolverem hemorragia interna e por isso devem ser tratados – o tratamento mais utilizado é a cirurgia. Dessa forma, nesse procedimento um segmento do fígado contendo o tumor é removido.

A extensão do figado a ser ressecada depende do tamanho, do número e da localização do adenoma e pode variar de uma ressecção menor até a ressecção de grande parte do órgão. Aliás, existem situações raras em que os adenomas são tratados por transplante de fígado.

Quer saber mais sobre os tumores primários do fígado? Acesse nossa matéria completa!