Tumor de estômago: sintomas
tumor de estomago

Tumor de estômago: sintomas

O tumor de estômago é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas no revestimento estomacal. Também denominado de câncer gástrico, esse tipo de tumor é difícil de diagnosticar, visto que a maioria dos pacientes normalmente não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Quando os sintomas ocorrem o tumor provavelmente já se espalhou pelo organismo, o que torna o tratamento mais complicado.

Mas, por ser tão difícil o diagnóstico e tratamento, é importante obter o conhecimento necessário para vencer a doença.

Causas do tumor de estômago

Em geral, o tumor começa quando um erro (mutação) ocorre no DNA de uma célula.

A mutação faz com que a célula cresça e se divida em um ritmo acelerado. As células cancerosas que se acumulam formam um tumor, que pode invadir estruturas próximas. Também podem se desprender do tumor e se espalhar por todo o corpo (metástases).

Fatores de risco do tumor de estômago

• Uma dieta rica em alimentos salgados e defumados;
  • Uma dieta pobre em frutas e vegetais;
  • Histórico familiar de câncer de estômago;
  • Infecção por Helicobacter Pylori;
  • Inflamação do estômago de longo prazo;
  • Anemia perniciosa;
  • Fumar;
  • Pólipos estomacais;
  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Obesidade.

Os sinais e sintomas do câncer de estômago podem incluir:

• Fadiga;
  • Sensação de inchaço abdominal (distensão) após comer;
  • Sensação de saciedade depois de comer pequenas quantidades de comida;
  • Azia intensa e persistente;
  • Náusea inexplicável e persistente;
  • Dor do estômago;
  • Vômito persistente, por vezes contendo sangue;
  • Perda de peso não intencional.

Quando ver um médico

Muitos dos sinais e sintomas descritos acima também são causados por doenças menos graves. Isso não quer dizer que também não devam ser investigados. Se você apresentar sinais e sintomas que o preocupam, marque uma consulta com seu médico. A maneira mais adequada para investigar esses sintomas é a realização de uma endoscopia.

Prevenção

Você pode realizar medidas para reduzir o risco de câncer  através de pequenas mudanças em sua vida cotidiana.

Por exemplo, tente:

• Exercício: o exercício regular está associado a um risco reduzido de câncer de estômago. Tente ajustar a atividade física ao seu dia na maioria dos dias da semana;
  • Coma mais frutas e vegetais: tente incorporar mais frutas e vegetais em sua dieta a cada dia. Escolha uma grande variedade de frutas e vegetais coloridos;
  • Reduza a quantidade de alimentos salgados e defumados que ingere: proteja seu estômago limitando esses alimentos;
  •  Se você fuma, pare: se você não fuma, não comece. Fumar aumenta o risco de câncer de estômago, assim como de muitos outros tipos de câncer. Parar de fumar pode ser muito difícil, então peça ajuda ao seu médico;
  • Procure precocemente o seu médico se apresentar sintomas. Na dependência do caso uma endoscopia pode ser realizada.