Trombose mesentérica – definição e diagnóstico

Trombose mesentérica – definição e diagnóstico. A trombose venosa mesentérica ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma ou mais das principais veias que drenam o sangue do intestino. Essa condição é rara, mas pode levar a complicações com risco de vida sem tratamento imediato.

É importante entender que existem três veias que transportam o sangue dos intestinos:

• a veia mesentérica superior;
  • a veia mesentérica inferior;
  • a veia esplênica;

Todas essas veias transportam sangue rico em nutrientes para o fígado através da veia porta. Um coágulo em qualquer uma dessas veias bloqueia o fluxo sanguíneo proveniente dos intestinos, o que pode causar danos e morte do tecido.

Sintomas da trombose venosa mesentérica

O principal sintoma é a dor de início súbito. , Às vezes pode se desenvolver lentamente ao longo de semanas.

Ao contrário de outras doenças no abdômen, como a apendicite ou a diverticulite, a dor não  aumenta muito quando é exercida pressão manual sobre a barriga. Mas isso pode mudar à medida que a condição progride e o tecido  intestinal começa a necrosar.

Em alguns casos, especialmente nas fases iniciais, a doença pode ser assintomática.

Causas da doença

Certas condições podem aumentar o risco de desenvolver trombose mesentérica.

Elas incluem:

• as doenças genéticas que tornam o sangue mais propenso à coagulação, como a trombofilia do fator V de Leiden, que é uma doença hereditária da coagulação;
  • as infecções abdominais, como a apendicite e a diverticulite;
  • as doenças inflamatórias intestinais, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn;
  • a inflamação do pâncreas, que é chamada de pancreatite;
  • a cirrose hepática;
  • os cânceres do sistema digestório;
  • as terapias hormonais, como as pílulas anticoncepcionais.

Fumar também aumenta o risco de coágulos sanguíneos.

Diagnóstico de trombose venosa mesentérica

O diagnóstico geralmente é baseado nos sintomas e exames de imagem. Normalmente, uma tomografia computadorizada é realizada. Este teste usa raios X para criar imagens transversais do abdômen. Outros exames de imagem podem incluir o ultrassom ou a ressonância magnética do abdômen. Este último utiliza um forte campo magnético para criar imagens do abdômen.

Uma arteriografia,  que é um exame de raio X após a injeção de contraste nas artérias, pode ser realizado para avaliar como o sangue está circulando através das artérias e das veias. Também pode auxiliar a determinar a localização do coágulo sanguíneo. Prognóstico da trombose venosa mesentérica

Ele depende de muitos fatores, incluindo quaisquer condições de saúde subjacentes e a rapidez com que o tratamento é iniciado.