Tratamento Refluxo Gastroesofágico Clínico

O tratamento refluxo gastroesofágico depende de vários fatores e pode ser clínico ou cirúrgico.

Aliás, essa decisão é tomada pelo médico, discutida com o paciente e é baseada em suas características individuais bem como características da doença.

Em termos simples o tratamento depende se o mal funcionamento da válvula é temporário ou definitivo e também da existência de complicações.

Tratamento Refluxo Gastroesofágico Clínico

Utilizado nos casos em que o mal funcionamento da válvula é temporário. São prescritos medicamentos que bloqueiam a produção de ácido no estômago durante o período não inferior a oito semanas.

Esses medicamentos vão promover a cicatrização das lesões causadas pelo refluxo do ácido, como a esofagite, e também vão promover a recuperação do funcionamento da válvula.

Tão importante quanto o tratamento com medicamentos são as mudanças dos hábitos de vida: reeducação alimentar, parar de fumar e perder peso, se necessário. Deve-se moderar o consumo de alimentos gordurosos, cítricos, café, bebidas alcoólicas, bebidas gasosas, menta, hortelã e produtos de tomate.

Dieta

A dieta deve ser fracionada em várias refeições diárias de pequeno volume.

A mastigação deve ser adequada (pelo menos 20 vezes antes de engolir o alimento), evitar deitar ou dormir nas duas horas seguintes a uma refeição. Aliás, a cabeceira da cama pode ser elevada em torno de 15 centímetros para ajudar a prevenir a ocorrência de refluxo noturno.

Importante ressaltar que as mudanças dos hábitos de vida são definitivas, ou seja, se houver descuido ou má aderência por parte do paciente existe grande probabilidade de recidiva da doença. Em muitas situações uma nutricionista é indicada para correção dos hábitos alimentares.

Nos casos em que a doença iniciou há pouco tempo, o diagnóstico é feito precocemente e o paciente realiza o tratamento clínico corretamente a chance de resolução da doença é bastante grande.

Após o tratamento espera-se que o paciente fique assintomático. Nos casos em que ocorre recidiva dos sintomas o médico deve ser procurado novamente.

Então, gostou dessa matéria? Acesse-a completa!