Tratamento para Câncer de Estômago | Saiba quais são as alternativas disponíveis

Tratamento para Câncer de Estômago, saiba quais são as alternativas disponíveis. As alternativas disponíveis para tratamento são:

CIRURGIA

O objetivo dessa modalidade de tratamento é a ressecção total do tumor. Caso ele não possa ser removido, é realizado um procedimento para ajudar a controlar os sintomas..

Se o câncer de estômago for detectado precocemente, o tratamento cirúrgico permite que seja totalmente ressecado. A cirurgia removerá parte ou todo o estômago junto com o tumor. Além disso, o cirurgião também poderá remover partes de outros órgãos ao redor do estômago. Esse tipo de procedimento cirúrgico tem a intenção curativa, ou seja, com a ressecção total da doença existe possibilidade de cura.

Nos casos de doença mais avançada, a ressecção do tumor com a intenção curativa pode não ser possível ou não apresentar vantagens em termos de sobrevida. Nessas situações, um procedimento cirúrgico paliativo está indicado. Isso significa que a cirurgia somente irá propiciar alívio de alguns sintomas desagradáveis causados pelo tumor, como a obstrução do estômago e o sangramento. Descobrir que o câncer não tem cura pode ser uma notícia muito difícil de aceitar. Pensando nisso, o paciente também é encaminhado para uma equipe especial de médicos e enfermeiras (equipe de cuidados paliativos). Eles trabalharão para ajudar a controlar os sintomas permitindo que o paciente se sinta mais confortável. Em muitas dessas situações tanto o paciente quanto os familiares podem necessitar de suporte psicológico com profissionais capacitados.

QUIMIOTERAPIA

A quimioterapia usa medicamentos para eliminar as células cancerosas. Ela pode ser realizada:

• antes  da cirurgia, com a intenção de reduzir o tamanho do tumor;
  • após a cirurgia, para reduzir a chance de recidiva;
  • isoladamente, para auxiliar a controlar os sintomas do câncer avançado, especialmente  nos casos em que não puder ser removido por cirurgia.

RADIOTERAPIA

A radioterapia utiliza radiação de alta energia para eliminar as células cancerosas. Pode ser utilizada simultaneamente à quimioterapia, com a intenção de evitar a recidiva do tumor. Também pode ser usada com a intenção de aliviar os sintomas nos casos de câncer avançado.