Tratamento da Doença do Refluxo Gastroesofágico

Tratamento da Doença do Refluxo Gastroesofágico. No tratamento da doença do refluxo gastroesofágico, são recomendadas mudanças no estilo de vida e  medicamentos para controlar os sintomas. Em alguns casos, o tratamento cirúrgico pode ser necessário.

Tratamento da doença do refluxo gastroesofágico

Para prevenir e aliviar os sintomas da DRGE, são necessárias mudanças nos hábitos alimentares e em outros comportamentos.

Mudanças de estilo de vida

Mudanças no estilo de vida podem reduzir os sintomas.

• perder peso se  estiver com sobrepeso ou obesidade;
  • elevar a cabeça durante o sono, colocando os travesseiros em uma posição confortável;
  • cessar o tabagismo;
  • mudanças nos hábitos alimentares;

Medicamentos

Deve ser evitado o uso de medicamentos por conta própria. Eles devem ser orientados pelo médico. Os mais utilizados estão abaixo relacionados.

Antiácidos

Recomendados para aliviar a azia leve e outros sintomas leves de refluxo. Disponíveis em farmácias sem receita.

No entanto,  esses medicamentos não devem ser utilizados todos os dias ou para sintomas graves, exceto depois de discutir o uso de antiácido com o profissional de saúde. Esses medicamentos podem ter efeitos colaterais como diarréia e constipação.

Bloqueadores H2

Os bloqueadores H2 diminuem a quantidade de ácido que o estômago produz, o que promove a cicatrização do esôfago. Atualmente são pouco utilizados.  Entre eles estão a cimetidina e a ranitidina.

Inibidores da bomba de prótons (IBP)

Os inibidores de bomba de prótons reduzem a quantidade de ácido que o estômago produz. São mais eficientes no tratamento dos sintomas da DRGE do que os bloqueadores H2.  É a classe de medicamentos mais utilizada no tratamento. Os mais comuns são omeprazol, o pantoprazol, o rabeprazol e o esomeprazol.

São medicamentos seguros e eficazes. Efeitos colaterais são incomuns, mas podem incluir dor de cabeça, diarreia e dores no estômago.

Cirurgia e outros procedimentos médicos

A cirurgia pode ser indicada se a doença não for controlada com as mudanças de estilo de vida e medicamentos. Também nos casos em que a doença cursa com múltiplas recidivas apesar de um tratamento correto.

Fundoplicatura

A fundoplicatura é o tratamento  cirúrgico mais comum.

Durante a operação, o cirurgião sutura a parte superior do estômago ao redor da porção final do esôfago. Isso gera pressão ao redor do esôfago e impede a ocorrência de refluxo.

Essa cirurgia pode ser realizada pela via laparoscópica ou pela via aberta. Na fundoplicatura laparoscópica, mais comum, são feitas pequenas incisões no abdômen  onde são inseridos instrumentos especiais para realizar a operação. Já na via aberta, é feita uma incisão maior no abdômen.

Cirurgia Bariátrica

Nos portadores de DRGE e obesidade mórbida está indicada a cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia de redução do estômago.  Além do controle do refluxo, esse tipo de procedimento promove grande perda de peso. Nessas situações, os resultados da fundoplicatura são muito ruins.

Endoscopia

Esse tipo de tratamento ainda está em pesquisa e não é utilizado de rotina, pois ainda não é tão eficiente quanto a fundoplicatura. .

Neste caso, é inserido um endoscópio – um tubo pequeno e flexível com uma fonte de luz e uma câmera acoplados na sua extremidade – pela boca até o esôfago. A parte superior do estômago é suturada ao redor da porção final do esôfago.