Quais os tipos de cirurgias nos intestinos?
Tipos de Cirurgias nos Intestinos

Quais os tipos de cirurgias nos intestinos?

A colostomia é um tipo de cirurgia no intestino que visa ligar este órgão ao meio externo (ostomia).

Este procedimento tanto pode ser temporário como permanente e exige o uso da bolsa de ostomia para coletar as fezes.

Tipos de Cirurgias nos Intestinos | Colostomia

Este tipo de cirurgia no intestino é realizada para desviar o fluxo das fezes para uma abertura no abdome. Com isso, as fezes passam então a ser despejadas em uma bolsa.

Este procedimento envolve a realização de um desvio do caminho natural das  fezes para um orifício que é aberto no abdome de forma cirúrgica, denominado estoma. Assim, as fezes passam então a ser acumuladas em uma bolsa removível ligada a este orifício.

A partir deste tipo de cirurgia no intestino, devido à falta de controle sobre o fluxo intestinal, é necessário manter a bolsa conectada ao estoma integralmente. A bolsa também precisa ser limpa com o passar do dia, sempre quando alcançar um terço de sua capacidade.

Quando é recomenda a colostomia?

Este tipo de cirurgia no intestino é recomendado em casos de impedimento do ato natural de evacuar. Pode ser realizado em casos de perfurações no abdome, câncer no reto/intestinos, casos de doenças crônicas, entre outros.

Como já foi citado, este procedimento pode tanto ser temporário como permanente. Geralmente, pode ser indicado em tratamentos de câncer no reto ou demais quadros em que é necessário esperar a cicatrização de operação realizada na região do abdome. Este é um exemplo típico de casos onde a colostomia é temporária.

Quando é impossível conservar as funções naturais do fluxo fecal e intestinal, este tipo de cirurgia no intestino é permanente.

Tipos de Cirurgias nos Intestinos | Modalidades de Colostomia

A colostomia pode ser realizada de 3 maneiras distintas, dependendo da parte do intestino grosso onde se realiza o estoma:

Colostomia transversa

Quando o estoma é realizado na porção transversa do cólon, ou seja, entre a parte ascendente e descendente. Nesta modalidade, as fezes apresentam-se em forma semi líquida ou pastosa.

Colostomia ascendente

Neste caso, a colostomia é feita na parte ascendente do cólon. Mais especificamente, no lado direito do intestino grosso. As fezes eliminadas neste tipo de colostomia são mais pastosas.

Colostomia descendente

Assim, nesta classificação, a colostomia é realizada na porção descendente do cólon, no lado esquerdo do intestino grosso. Afinal, nesta modalidade de colostomia, as fezes podem apresentar-se tanto em forma pastosa como sólida.

Então, conseguiu entender o que é e quando se recomenda a colostomia? Caso tenha restado alguma dúvida sobre este tipo de cirurgia, comente abaixo e iremos esclarecê-la para você!

Por fim, acesse nossa página do Facebook para conferir mais sobre cirurgia do aparelho digestivo!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta