Tipos de Cirurgias Laparoscópicas
tipos de cirurgias laparoscópicas

Tipos de Cirurgias Laparoscópicas

Os tipos de cirurgias laparoscópicas podem ser puras ou mistas. Afinal, a escolha vai depender do tipo de cirurgia realizada. Nas cirurgias laparoscópicas puras somente essa via de acesso é usada, ou seja, a cirurgia é inteiramente realizada através das pequenas incisões (cortes).

Cirurgias mistas

É realizada uma combinação da via laparoscópica com a via convencional. Isso não é feito simplesmente por desejo do cirurgião, mas porque o tipo de cirurgia realizada obriga o mesmo a agir dessa forma.

As cirurgias laparoscópicas mistas são realizadas quando há necessidade de remoção de algum órgão doente. Os passos principais do procedimento são realizados por laparoscopia.

No final da operação é realizado um corte que serve para a remoção do órgão operado do interior da cavidade abdominal.

Obviamente que o tamanho de alguns órgãos não permite que os mesmos sejam extraídos da cavidade abdominal através dos pequenos cortes da laparoscopia.  Normalmente o tamanho do corte realizado para a extração do órgão é bem menor do que seria utilizado se a cirurgia fosse inteiramente realizada pela via convencional.

Logo, o trauma cirúrgico na parede abdominal também é menor. Essa é a principal vantagem da via laparoscópica mista em relação à via convencional.

Cirurgias puras

Cirurgias realizadas pela via laparoscópica em que há a necessidade de conversão para a via convencional. Nessa situação, o cirurgião inicia a operação pela via laparoscópica.

Durante o procedimento se depara com alguma situação que não permita que o mesmo seja finalizado com segurança por essa via. Os principais motivos são cirurgias prévias, aderências internas entre órgãos, dificuldade para exposição do campo operatório, obesidade extrema e outras situações.

O cirurgião então retira o aparelho de laparoscopia e realiza um corte convencional para o término do procedimento. Essa medida visa única e exclusivamente a segurança do paciente. Na grande maioria das vezes, é possível finalizar as cirurgias laparoscópicas por essa via, mas o cirurgião não deve hesitar em realizar a  conversão para a via convencional caso julgue necessário.

Gostou de ler sobre os tipos de Cirurgias Laparoscópicas? Acesse a matéria completa!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta