Conheça os sintomas das hérnias da parede abdominal
Sintomas Hérnias da Parede Abdominal

Conheça os sintomas das hérnias da parede abdominal

Uma porcentagem entre 3% e 8% dos brasileiros sofre de algum tipo de hérnia abdominal. Por isso, é importante se manter atento e conhecer os sintomas deste mal, buscando atendimento o mais breve possível caso note-se a presença de sinais da doença.

O que é hérnia da parede abdominal?

Primeiramente, são as hérnias que envolvem o escape de uma víscera através de um orifício na musculatura do abdômen. Ademais, esse orifício pode ocorrer devido ao afastamento, ruptura ou enfraquecimento dos músculos do abdome.

Aliás, existem diversos tipos de hérnias abdominais, que são:

•  Hérnias inguinais (atinge a região da virilha, entre a coxa e a parte inferior do abdome)
  • Hérnia umbilical (acomete a cicatriz umbilical e é mais comum em bebês)
  • Hérnias incisional (ocorre em regiões onde foram feitas incisões cirúrgicas)
  • Hérnia epigástrica (surge na linha média do abdome, um pouco acima do umbigo).

Sintomas Hérnias da Parede Abdominal

Porquanto, muitos casos são assintomáticos, sobretudo quando ainda estão pequenas.

O principal sintoma é um abaulamento localizado e indolor no abdômen. Ele é maior durante os esforços e pode desaparecer espontaneamente em repouso, especialmente em decúbito.

Os sintomas das hérnias abdominais consistem em:

• Dores agudas no abaulamento;
  • Incapacidade de redução do abaulamento em repouso;
  • Inchaço no abdome;
  • Febre;
  • Náuseas e vômitos

Caso estes últimos sintomas se apresentem, é porque as vísceras que adentraram a hérnia não retornaram à posição normal. Com isso, a circulação sanguínea desses tecidos pode ficar bloqueada evoluindo para um caso de necrose. Isso configura um quadro extremamente grave, e é preciso buscar atendimento especializado de emergência.

Advertência

É comum que as pessoas considerem como hérnia qualquer dor sentida na parte inferior do abdome após levantamento de peso. Contudo, não se pode diagnosticar esta doença baseando-se simplesmente em somente um sintoma.

Portanto, se você está sentindo alguma dor abdominal, acompanhada por inchaço e com presença ou não de dor, agende uma consulta e receba atendimento especializado. Apenas assim poderá ser feito diagnóstico correto e indicado o tratamento adequado.