Quais os sintomas de hemorroidas?

Quais os sintomas de hemorroidas?

Os sintomas de hemorroidas acometem grande parte da população. Ainda que não existam números exatos sobre esta doença, pelo menos uma a cada duas pessoas sentirá algum desconforto ligado à doença em algum momento da vida.

Aliás, este desconforto afeta tanto homens como mulheres, principalmente na fase adulta -que abrange a faixa entre 45 e 65 anos.

Um dos fatores que causam o surgimento dos sintomas de hemorroidas é a genética. Então, isso quer dizer que pais geralmente passam para os filhos a predisposição à doença.

Para entender melhor do que se trata essa moléstia, confira este artigo onde elucidamos melhor os aspectos que envolvem as hemorroidas.

Sintomas de Hemorroidas

Basicamente, os principais sintomas de hemorroidas são:

  • Coceira causada pela dilatação das veias, o que causa um aumento da pressão sobre as terminações nervosas;
  • Sangramento decorrente do rompimento das veias anais, que podem ser percebidos através de sinais de sangue diluído. Bem como a presença de manchas de sangue nas peças íntimas ou no papel higiênico;
  • Sensação de dor ou ardência durante ou logo depois da evacuação;
  • Proeminência perceptível no ânus

** ATENÇÃO **

As hemorroidas não tendem a ser uma complicação grave de saúde. Contudo, diante da presença dos seguintes sinais é fortemente recomendável a consulta imediata a um médico especialista:

  • Ocorrência de sangramento anal abundante, com a presença ou não de fezes;
  • Permanência de sangramento – considerável ou não – por uma ou mais de uma semana;
  • Enrijecimento da protuberância externa que surgiu no ânus.

Orientações

Caso você esteja suspeitando sofrer dos sintomas de hemorroidas, converse com um médico. É importante ter um diagnóstico confiável para se iniciar o tratamento. Afinal, se as hemorroidas não forem tratadas, podem provocar a formação de coágulos. Este quadro de evolução da doença é conhecido como trombose hemorroidária. Ainda que esta complicação não seja grave ela exige atendimento médico urgente devido à ocorrência de grande desconforto.

A trombose hemorroidária não apresenta perigo de causar o tromboembolismo venoso. Este caso se apresenta apenas em quadros de trombose de vasos das pernas e outras regiões, onde os coágulos podem alcançar os pulmões.

Este artigo se propõe apenas a elucidar sobre os sinais da doença, não servindo com base para autodiagnóstico. Além disso, evite utilizar-se de tratamentos alternativos e procure não realizar a automedicação.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta