Sintomas da Cirrose | Quais são eles?
Sintomas da Cirrose

Sintomas da Cirrose | Quais são eles?

Em primeiro lugar, para entender os sintomas da cirrose é preciso entender: ela é mais comum em homens com 45 anos ou mais, e causadas, principalmente, pelo uso abusivo de álcool e pelas hepatites auto-imune, B e C.

Em síntese, ela é uma doença crônica do fígado.

Primeiramente, quando o órgão é exposto a esses fatores, sofre danos em seus tecidos vitais o que compromete seu funcionamento. Então, acontece a fibrose e a formação de nódulos, o quais bloqueiam circulação sanguínea.

A doença faz com que o fígado produza tecido de cicatrização, no lugar das células saudáveis que morrem.

Consequentemente, ele deixa de desempenhar suas funções: produção de proteínas, manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue, metabolismo do colesterol, do álcool, de alguns medicamentos, entre outras.

Sintomas de cirrose

Durante muito tempo, a doença pode existir sem apresentar algum sintoma. Quado mais avançada, eles podem ser:

• Náuseas;
  • Vômitos;
  • Perda de peso;
  • Dor abdominal;
  • Constipação;
  • Fadiga;
  • Fígado aumentado;
  • Olhos e pele amarelados (icterícia);
  • Urina escura;
  • Perda de cabelo;
  • Inchaço (principalmente nas pernas);
  • Presença de líquido no abdômen;
  • Às vezes, até alterações cerebrais provocadas pelo mau funcionamento do fígado.

Por isso, evite o uso abusivo de álcool, utilize preservativo nas relações sexuais e seringas sempre descartáveis – para evitar a contaminação pelos vírus da hepatite B e C. Além disso, procure manter a vacinação em dia.

São cuidados simples, mas que podem salvar a sua vida!

Quer saber mais sobre? Leia a matéria completa no blog!