Síndrome de Mirizzi

O que é Síndrome de Mirizzi? Na verdade, trata-se de uma complicação da pedra na vesícula biliar. Logo, os portadores de pedra na vesícula correm risco de diversas complicações, entre elas a síndrome de Mirizzi. Em síntese, trata-se de uma complicação grave e de difícil tratamento.

O que é Síndrome de Mirizzi

Ela ocorre quando uma pedra impacta no canal de saída, também conhecido como ducto cístico, ou no infundíbulo da vesícula. A princípio, a posição da pedra nessa localização gera uma complicação mais comum. Ou seja, a inflamação da vesícula, também conhecida como colecistite aguda. No entanto, pequenas mudanças em relação à posição da pedra cursam com a compressão do ducto hepático ou do ducto biliar comum. Essa compressão dificulta o escoamento da bile através dessas estruturas e o paciente desenvolve a icterícia. Além disso, nos casos mais graves a pedra acaba perfurando o ducto hepático ou o ducto biliar comum. Dessa forma, ela migra para o interior dessas estruturas e também causa a icterícia. Entretanto, esse casos são mais graves e o tratamento é mais complexo.

Tratamento da Síndrome de Mirizzi

O tratamento definitivo é eminentemente cirúrgico. Em primeiro lugar, nos casos em que a pedra exerce somente compressão sobre os canais biliares a cirurgia habitualmente é mais simples. Ou seja, a simples remoção total ou parcial da vesícula é suficiente para a resolução do problema. Em termos gerais o prognóstico é bom. No entanto, nos casos em que a pedra perfura para o interior dos canais biliares o tratamento é a drenagem desses canais para o interior do intestino. Em suma, o cirurgião sutura uma alça intestinal nos canais biliares criando uma comunicação entre essas duas estruturas. As técnicas mais usadas são a coledocojejunostomia e a hepaticojejunostomia em Y de Roux. Em mãos experientes essas cirurgias apresentam bons resultados. Apesar disso, o risco de complicações ainda é significativo.