Saiba identificar quando há distúrbios no aparelho digestivo

O bom funcionamento do aparelho digestivo é fundamental para uma boa saúde e qualidade de vida.

Ele é o responsável pela absorção dos nutrientes, o que mantém um aporte adequado de energia a todas as células do organismo.

Também é essencial para o crescimento, para a reprodução e a locomoção, entre muitos outros aspectos do desenvolvimento do corpo humano.

É importante a atenção para alguns sinais que podem representar mau funcionamento no sistema digestivo. Separamos algumas orientações para você detectar precocemente algum distúrbio.

Sintomas mais comuns

• Diarreia
  • Refluxo
  • Azia
  • Obstipação ou prisão de ventre
  • Dores abdominais
  • Sangramento nas fezes

Se você apresentar qualquer uma das condições acima, pode ter certeza que precisa dar atenção ao seu sistema digestório.

Diarreia

É caracterizada pela presença de fezes amolecidas em uma frequência superior a três vezes ao dia.

Na grande maioria das vezes é causada por intoxicações alimentares e são autolimitadas. Os casos com duração superior a 30 dias são mais preocupantes e necessitam de investigação.

Refluxo gastroesofágico e azia

O Refluxo gastroesofágico acontece quando os sucos digestivos do estômago refluem para o esôfago. Isso gera uma sensação de queimação no peito ou azia porque o epitélio que reveste o esôfago não é preparado para receber o ácido e a bile presentes do estômago .

O tratamento é realizado pela melhora dos hábitos alimentares, perda de peso, cessar o tabagismo e medicamentos que controlam as secreções do estômago.

Obstipação ou prisão de ventre

A obstipação, também conhecida como prisão de ventre, ocorre quando se passam mais do que dois dias sem evacuar ou quando a evacuação é de consistência dura e dolorosa.

Na maioria das vezes é causada pelo sedentarismo associado a uma dieta pobre em fibras e líquidos. A investigação médica é necessária nos casos em que ocorre uma mudança súbita no padrão das evacuações.

Dores abdominais

As Dores abdominais ocorrem na maioria das doenças do aparelho digestivo. É um sintoma que sempre demanda uma avaliação médica. É importante o paciente observar a frequência, a intensidade, a localização, fatores causadores ou de alívio da dor e outros sintomas que eventualmente estejam associados.

Sangramento nas fezes

Quando presente, sempre é um sintoma que deve ser muito valorizado. Em todos os casos a causa do sangramento obrigatoriamente deve ser estabelecida. Na grande maioria dos casos é causado por hemorróidas e outras doenças do ânus. No entanto, doenças mais graves como o câncer de intestino também podem cursar com sangue nas fezes.

E claro, pode contar com o Dr. Alexandre Coutinho para te auxiliar em qualquer sinal de desconforto e distúrbio.

O importante é estar sempre acompanhando sua saúde.

Esteja sempre informado sobre novas orientações de saúde no blog.