Refluxo, esofagite e gastrite: entenda a diferença
Refluxo, esofagite e gastrite

Refluxo, esofagite e gastrite: entenda a diferença

Hoje vamos falar um pouco sobre esofagite, gastrite e refluxo, que são as causas mais comuns de procura nos consultórios dos gastroenterologistas e dos cirurgiões do aparelho digestivo.

O que é esofagite e como tratar ?

A esofagite é a inflamação da mucosa do esôfago, um conceito bem claro para que todos entendam. Na grande maioria dos casos é causada pelo refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago.

O refluxo acontece devido ao mau funcionamento da válvula localizada entre o esôfago e o estômago. Ela normalmente evita o refluxo do conteúdo estomacal.

Alguns alimentos e bebidas podem causar o mau funcionamento da válvula e consequentemente o refluxo e a esofagite: álcool, café, aspirina e alimentos extremamente ácidos.

A esofagite é percebida como uma queimação ou ardência localizada na região anterior do peito, chamada retroesternal. Essa queimação também pode estar localizada na “boca” do estômago. O refluxo,  como o retorno de um líquido com gosto amargo até a garganta ou até a boca. Normalmente os dois sintomas estão associados.

Nos casos mais graves pode ocorrer disfagia, ou seja, dificuldade para engolir os alimentos.

O diagnóstico é feito pela endoscopia digestiva. O tratamento é realizado pela prescrição de medicamentos que bloqueiam a secreção ácida do estômago, como o omeprazol e o pantoprazol. Além disso, são necessários cuidados na dieta, perda de peso e cessar hábitos como o tabagismo.

Na maioria dos casos esse tratamento resolve o problema. No entanto, em algumas pessoas a doença apresenta recidivas frequentes, muitas delas logo após o término do tratamento. Esses casos, bem como os que se apresentam com complicações da doença, são tratados através de cirurgia.

O que é a Gastrite ?

Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago causada pela secreção ácida produzida pelo próprio órgão.

Em muitos casos, a gastrite e o refluxo apresentam sintomas muito semelhantes. Hoje vamos explicar algumas diferenças pontuais.

O refluxo é uma doença do esôfago e a gastrite é uma doença do estômago.

O estômago secreta uma camada de muco que reveste a sua parede interna e protege o órgão contra o ácido produzido por ele mesmo. Se essa camada está íntegra, o ácido não causa lesão alguma ao estômago.

No entanto, diversas causas podem afetar a camada de muco, especialmente a infecção pelo helicobacter pylori e o uso de medicações anti-inflamatórias. Com isso, a acidez entra em contato direto com a parede gástrica e gera uma inflamação neste local conhecida como gastrite.

Para mais informações acesse nosso site ou agende uma consulta.