Qual é o tratamento da pancreatite aguda

tratamento da pancreatite aguda

Pessoas com pancreatite aguda geralmente são tratadas com fluidos intravenosos e analgésicos no hospital.

Em alguns casos, a pancreatite pode ser grave e a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) se torna necessária. Na UTI, a pessoa é observada de perto porque a pancreatite pode danificar o coração, os pulmões ou os rins.

Nos casos de pancreatite grave, geralmente ocorre morte do tecido pancreático (necrose). A cirurgia para remoção desse tecido pode ser necessária. Um quadro agudo de pancreatite causado por cálculos biliares exige a remoção da vesícula biliar e, em alguns casos mais raros, a remoção dos cálculos no ducto biliar pela via endoscópica.

Qual é o tratamento da pancreatite aguda

O tratamento da pancreatite aguda dependerá do seu grau: ela pode ser leve ou grave.

Nos casos leves, o risco de complicações é baixo. Contudo, em casos graves, o risco é significativo para a saúde do paciente.

Tratamento para a pancreatite aguda leve

O tratamento da pancreatite aguda leve visa manter a função corporal e aliviar os sintomas enquanto o pâncreas está se recuperando. Isso incluirá:

USO DE ANALGÉSICOS

A pancreatite aguda leve pode ser moderada ou severamente dolorosa;

SONDA NASOGÁSTRICA

Uma sonda pode se inserida no estômago para remover líquidos e ar como tratamento para náuseas e vômitos;

JEJUM

O paciente não pode se alimentar ou ingerir líquidos por alguns dias.  A finalidade dessa medida é evitar o funcionamento do pâncreas. Isso permite que o mesmo se recupere.

PREVENÇÃO DA DESIDRATAÇÃO

A desidratação geralmente acompanha a pancreatite e pode piorar os sintomas e as complicações. O líquido é frequentemente fornecido por via intravenosa durante as primeiras 24-48 horas.

Ao final do tratamento, o paciente poderá voltar para sua casa após cerca de 5 a 7 dias.

Tratamento da pancreatite aguda grave

Já nos casos da pancreatite aguda grave geralmente há necrose (morte) do tecido pancreático. Isso aumenta o risco de sepse, uma infecção bacteriana grave que pode afetar todo o corpo. A sepse pode levar a danos ou falha de vários órgãos.

A pancreatite aguda grave também pode causar choque hipovolêmico. A perda severa de líquidos pode deixar o coração incapaz de bombear sangue e oxigênio suficientes para as demandas do corpo.

Esta é uma situação com risco de vida. Todavia, o tratamento para esse tipo de pancreatite inclui:

INTERNAMENTO NA UTI

Na UTI o paciente é monitorado constantemente para se avaliar a eficácia do tratamento. Também é o local em que algumas medidas de suporte de vida podem ser fornecidas.

ANTIBIÓTICOS

Nos casos de pancreatite grave com necrose extensa ou com infecção, antibióticos potentes e de largo espectro são administrados pela via endovenosa.

FLUÍDOS INTRAVENOSOS

Ajudarão a manter a hidratação e prevenir o choque hipovolêmico;

ASSISTÊNCIA RESPIRATÓRIA

O equipamento de ventilação pode ser necessário para ajudar o paciente a respirar;

SONDAS DE ALIMENTAÇÃO

Fornecem nutrição conforme for indicado e apropriado. Nesse caso, a alimentação precoce melhora os resultados; Em algumas situações a nutrição através de sondas não é possível e a mesma é realizada pela via endovenosa.

CIRURGIA

Em alguns casos, o tecido morto pode precisar ser removido cirurgicamente, especialmente nos casos em que houver infecção associada. Em serviços especializados, esse procedimento pode ser realizado através da endoscopia em alguns casos.

O paciente permanecerá na UTI até não ter mais riscos de falência de órgãos, choque hipovolêmico e sepse.

Tratamento da pancreatite aguda em casos de cálculos biliares

Os cálculos biliares são responsáveis por mais de 80% dos casos de pancreatite aguda. Nessa situação,  os cálculos estão no interior da vesícula biliar. Eles migram para o ducto colédoco e passam para o intestino. No entanto, nesse trajeto, eles causam obstrução temporária do canal pancreático o que leva à pancreatite aguda.

Nos casos de pancreatite leve causada por cálculos biliares a cirurgia de remoção da vesícula deve ser realizada na mesma internação, após a melhora do quadro clínico. Nos casos de pancreatite grave a cirurgia é realizada seis a oito semanas após a alta hospitalar. Isso permite a recuperação e a cirurgia é realizada em condições mais seguras.

Em algumas situações mais raras os cálculos ficam impactados no ducto colédoco causando obstrução permanente do ducto pancreático. Nesses casos, os cálculos são removidos do ducto através de um procedimento realizado por endoscopia chamado colangiopancreatografia endoscópica retrógrada com papilotomia. Após esse procedimento o paciente é submetido então à cirurgia de remoção da vesícula biliar.

Um estilo de vida mais saudável

Depois de se recuperar da pancreatite aguda, você deve evitar completamente o consumo de álcool se essa foi a causa de sua condição.

Algumas pessoas com pancreatite aguda dependem do álcool e precisam de ajuda e apoio para parar de beber. Se isso se aplica a você, consulte um médico para obter ajuda. Outras medidas para continuar sua recuperação podem incluir:

Parar com o uso de cigarro

Se você fuma, desista. Se você não fuma, não comece. Se você não conseguir parar sozinho, peça ajuda ao seu médico.

Medicamentos e aconselhamento podem ajudá-lo a parar de fumar.

Escolha uma dieta com pouca gordura

Escolha uma dieta que limite a gordura e protagonize frutas e vegetais frescos, grãos integrais e proteínas magras em sua mesa;

Beba mais líquidos

A pancreatite pode causar desidratação, portanto, beba mais líquidos ao longo dia.

Ao sair, leve sempre uma garrafa de água. E, em casa, mantenha um copo de água próximo sempre.