Tratamentos para cirrose são indicados quando a doença, que leva o fígado a uma destruição lenta e progressiva, é diagnosticada. Aliás, as causas para essa moléstia podem ser diversas, como por exemplo, o abuso do consumo de álcool ou pela hepatite.
Tratamentos para Cirrose
É um médico hepatologista que faz o diagnóstico e recomenda o tratamento para cirrose, de acordo com os sintomas e gravidade da doença. Dependendo do quadro, pode ser recomendado o uso de medicamentos, uma dieta ou até o transplante de fígado.
Confira, a seguir, cada um destes tratamentos, quando geralmente são indicados e como funcionam:
Medicamentos
Normalmente, o tratamento para cirrose à base de medicamento é recomendado para controlar os sintomas da doença. Isso porque este mal costuma provocar efeitos como ardência e inchaço no corpo. Os remédios, então, são indicados para eliminar o excessos de líquidos.
Outra consequência da cirrose é a encefalopatia hepática, que consiste em uma complicação que prejudica o funcionamento do cérebro. Nestes casos, os medicamentos são prescritos para auxiliar o organismo na absorção das toxinas. Também servem para acelerar a eliminação delas através dos intestinos, melhorando o funcionamento do cérebro.
Apenas o hepatologista pode indicar o tratamento para cirrose por meio de remédios, de acordo com o quadro clínico do paciente. O especialista pode recomendar, ainda, a aplicação de vacinas contra as hepatites virais e também medicamentos específicos contra esses vírus.
Dieta
Uma dieta pode ser indicada no tratamento para cirrose por um nutricionista, visando atenuar os efeitos negativos da alimentação sobre o fígado.
Esta dieta restringe o consumo de sal, substituindo o consumo de sal, substituindo o condimento por alternativas como a salsa ou limão. Os alimentos também devem ser ricos em fibras e pobre em proteínas, especialmente em quadros de ascite. O mesmo vale em casos de encefalopatia hepática.
A alimentação deve, ainda, ser livre de qualquer elemento que possa prejudicar o fígado. Nisso podemos englobar as drogas, chás, e acima de tudo, as bebidas alcoólicas.
Tratamentos para Cirrose | Transplante de Fígado
O transplante de fígado é um dos principais tratamentos para a cirrose. Sua recomendação é feita em quadros onde a doença encontra-se descontrolada. Especialmente quando está favorecendo o surgimento de complicações como ascite, hemorragia digestiva, varicose, encefalopatia hepática, tumores no fígado e peritonite bacteriana espontânea.
Isso significa que esta modalidade de tratamento é a escolhida em casos mais graves. Também pode ser indicada quando as demais terapias não surtiram o efeito esperado.
** ATENÇÃO **
É importante lembrar que as informações contidas nesse artigo possuem caráter meramente informativo, não podendo substituir uma consulta. Se você sente algum desconforto ou desconfia estar sofrendo de cirrose, procure imediatamente um médico especialista.
Assim, o tratamento possui maiores chances de sucesso quando a doença é descoberta logo no início!