Quais os tipos de hérnia abdominal?
Quais os tipoes de Hérnia Abdominal?

Quais os tipos de hérnia abdominal?

Os tipos de hérnia são numerosos e se formam devido a uma falha no tecido da parede abdominal, que permite a passagem dos órgãos internos. Esta falha pode ser causada pelo enfraquecimento, afastamento ou ruptura do músculo do abdome.

Tipos de hérnia abdominal

Existem vários tipos de hérnia abdominal, sendo que os mais comuns são:

Hérnia inguinal

Pelo menos de 8 a cada 10 casos de hérnia são do tipo inguinal, acometendo, em sua maioria, os homens. Ocorre na região da virilha, mais especificamente na parte que une a coxa e a parte inferior do abdome.

Em alguns casos, este tipo de hérnia pode evoluir, alcançando os testículos, configurando assim a hérnia inguino-escrotal.

O tratamento é cirúrgico. 

Hérnia epigástrica

Com o afastamento dos músculos abdominais, pode surgir a hérnia epigástrica. Ela se manifesta na região entre o umbigo e o tórax e requer intervenção cirúrgica. Isso porque este tipo de hérnia não se resolve sozinha.

Hérnia femoral

Por se manifestar na junção da coxa, este tipo de hérnia costuma ser confundido com a hérnia inguinal. 

Esta modalidade, porém, acomete geralmente as mulheres, sendo um caso raro de hérnia. Inclusive, causa maiores complicações – como estrangulamento – do que as hérnias inguinais. Justamente por isso, o tratamento recomendado neste caso é o cirúrgico.

Hérnia incisional

Este tipo de hérnia costuma se formar em locais do abdome que sofreram incisões cirúrgicas, após uma cirurgia.

Hérnia umbilical

A hérnia umbilical é mais comum em mulheres e se forma no umbigo, por causa de alguma falha na cicatriz umbilical. 

Este tipo de hérnia pode se manifestar devido ao esforço físico excessivo, à gravidez ou mesmo à obesidade. 

Importância do tratamento

Para quem sofre de algum dos tipos de hérnia abdominal, é importante procurar tratamento. Afinal, quando negligenciada, esta doença pode gerar graves complicações. 

Como por exemplo o estrangulamento, quando a alça intestinal fica presa e não consegue retornar à posição original. Com isso, a circulação sanguínea é bloqueada, podendo causar morte da porção do intestino que ficou presa. Como consequência, ocorre uma infecção generalizada, que pode levar à morte. 

Por isso, se você sofre com hérnia abdominal, entre em contato e receba atendimento especializado. Somente assim será possível fazer o tratamento adequado e evitar riscos de complicações.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta