Quais as doenças mais comuns do aparelho digestivo tratadas com cirurgia?
Quais as possíveis doenças que comprometem o aparelho digestivo?

Quais as doenças mais comuns do aparelho digestivo tratadas com cirurgia?

Nas especialidades de Cirurgia Geral e de Cirurgia do Aparelho Digestivo as doenças mais comuns tratadas cirurgicamente são a pedra na vesícula, a doença do refluxo gastroesofágico – popularmente conhecida como hérnia de hiato – as hérnias da parede abdominal e as hemorróidas. Abaixo uma breve explicação de cada uma dessas doenças.

Pedra na vesícula

A vesícula biliar é um órgão aderido à face inferior do fígado e ambos  funcionam em conjunto.  Devido a diversos motivos, mas especialmente questões genéticas, pode ocorrer a formação de pedras no interior da vesícula.

A maioria dos pacientes são assintomáticos, ou seja, apesar de serem portadores de pedras na vesícula elas não causam qualquer sintoma. Quando ocorrem, o sintoma mais típico é a dor tipo cólica do lado superior direito do abdômen. Nesses casos o tratamento é cirúrgico.

Doença do refluxo gastroesofágico e hérnia de hiato

Hérnia é a denominação para descrever o deslocamento de um órgão interno ou tecido através de uma abertura anormal ou mesmo anatômica.

O diafragma é o músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Nele existe uma abertura chamada hiato esofágico que permite que o esôfago se conecte com o estômago.

A hérnia de hiato é um tipo de hérnia diafragmática em que ocorre a protrusão no sentido superior, para o interior do tórax, da porção mais alta do estômago através do hiato esofágico. Nessa situação, o hiato esofagiano está anormalmente alargado.

Existe uma válvula entre o esôfago e o estômago. Ela evita o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago. Nos portadores de hérnia de hiato essa válvula se desloca da sua posição habitual. Esse defeito anatômico associado a maus hábitos alimentares são os causadores da doença do refluxo gastroesofágico.

O tratamento dessa doença é inicialmente clínico. Nos casos em que os resultados não são satisfatórios o tratamento passa a ser cirúrgico.

Hérnias da parede abdominal

Já as Hérnias na Parede Abdominal são definidas como a protusão de uma víscera através de um defeito (abertura) na musculatura da parede abdominal.

A víscera penetra nessa abertura e gera um abaulamento na parede abdominal, uma espécie de “bola”. Em alguns casos essa proeminência pode ser vista pelo próprio paciente ao realizar alguma atividade física.

Seus sintomas são leves e muitas vezes essa doença é assintomática.

No entanto, as hérnias podem apresentar complicações. A mais comum é o estrangulamento. Nessa situação o anel herniário comprime os vasos sanguíneos que irrigam o órgão herniado. Isso causa aumento do volume do abaulamento e dor de forte intensidade no local.

O tratamento das hérnias da parede abdominal é cirúrgico tanto na presença quanto na ausência de complicações.

Hemorróidas

Sua formação é multifatorial. Os fatores mais importantes são genéticos, o ressecamento intestinal (obstipação) e a idade. Gravidez e a cirrose hepática também podem desenvolver a doença.

O sintoma  mais comum e importante é a aparição de um ou mais nódulos no ânus. Normalmente eles são indolores, mas podem estar associados a coceira e podem causar dificuldade para realizar a higiene do local.

Há dois tipos de hemorróidas. As externas, quando os  nódulos ficam permanentemente aparentes, e as internas, quando os nódulos podem ser imperceptíveis ou se tornarem aparentes apenas após a realização de esforço físico ou após as evacuações.

A presença de forte dor nos nódulos é um indicativo de complicações da hemorroida. A mais comum é a trombose, quando um coágulo de sangue se forma no seu interior.

Quer saber mais? Acompanhe meu blog!