O refluxo é um sintoma muito incômodo devido às queimaduras que causa no esôfago, a chamada esofagite. Existem alguns alimentos que ajudam a minimizar os efeitos da do refluxo e da esofagite. Vamos elencar alguns deles no artigo de hoje, confira.
Logicamente, nada substitui um tratamento adequado, que deve ser orientado por um médico especialista. Mas adaptar a alimentação para reduzir o desconforto é uma excelente iniciativa.
Alimentos que ajudam a minimizar os efeitos do refluxo e da esofagite
Sementes – Como a chia e principalmente a aveia, que além de nutritiva, neutraliza o excesso de acidez no estômago. Por se tratar de uma rica fonte de fibras, a aveia melhora a digestão, diminuindo o risco do refluxo ocorrer.
Frutas – Maçã, pera, banana, melancia, pêssego e principalmente o mamão. Esta última fruta é rica em enzimas proteolíticas, quimopapaína e papaína (fitoquímico que ajuda na digestão de proteínas e diminui o refluxo). Pelo menos foi o que apontou este estudo.
Legumes – Por não conter gordura ou açúcar, os legumes ajudam a reduzir a quantidade de ácido gástrico produzido no estômago. Principalmente batata-doce, folhas de salada, cenoura, abóbora, feijão-verde e erva-doce.
Gengibre – Um estudo demonstra que o gengibre pode ser muito útil para minimizar os efeitos da esofagite e do refluxo. O alimento possui propriedades anti inflamatórias sendo um bom fitoterápico digestivo. Também possui efeito positivo sobre as enzimas que quebram as gorduras e proteínas, facilitando assim o processo de digestão. O que por sua vez diminui o refluxo.
Chá de camomila – Melhora a má digestão, aliviando também a acidez e o refluxo.
Especiarias – Como a canela e principalmente o cominho – que possui propriedades antioxidantes e anti micro bacterianas. O timol, também presente no condimento, estimula a secreção de enzimas, ácidos e bílis, que melhoram a digestão. Além de conter elementos como óleos essenciais, sódio e magnésio, que ajudam a minimizar os efeitos da esofagite.
Atenção!
Este artigo busca meramente auxiliar, apontando alimentos que ajudam a minimizar os efeitos da esofagite e do refluxo. De forma alguma estamos sugerindo que esta iniciativa substitui um tratamento adequado, indicado por um médico especialista.
Então, se você sofre de esofagite e de refluxo, entre em contato e receba atendimento especializado. Somente assim é possível tratar corretamente a doença e seus respectivos sintomas.