Quais alimentos agravam a doença do refluxo?
Doença do Refluxo

Quais alimentos agravam a doença do refluxo?

Manter uma dieta para doença do refluxo é fundamental para atenuar os sintomas provocados por este mal. Isso porque os principais efeitos são a esofagite e a azia, causado pela ingestão de determinados alimentos. Descubra no artigo de hoje quais deles devem ser eliminados do consumo de quem sofre desta doença.

Doença do refluxo: esofagite e azia

A esofagite é causada pelo conteúdo estomacal em contato com a mucosa do esôfago, que não está preparada para receber o ácido do estômago.

Como resultado, quem é acometido por este mal sente o refluxo e a azia, que podem ser agravados ainda mais com o consumo de certos alimentos.

Dieta para doença do refluxo

Para atenuar os sintomas causados pela doença, é preciso manter uma dieta adequada. Então, os alimentos que devem ser evitados ou reduzidos são:

• Bebidas alcoólicas
  • Café
  • Extrato de tomate
  • Pimenta
  • Temperos muito fortes
  • Refrigerantes ou demais líquidos gaseificados
  • Chocolate.
  • Alimentos gordurosos como frituras e lanches rápidos

Estes alimentos devem ser retirados ou reduzidos da dieta porque atuam relaxando o esfíncter esofágico interior. Com isso, facilitam o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, agravando os efeitos.

Cuidados adicionais

Além da qualidade dos alimentos, outros cuidados também são necessários. Como por exemplo:

• Não se deitar após as refeições
  • Consumir porções menores de comida, em intervalos mais breves
  • Manter o peso ideal
  • Praticar atividades físicas regularmente
  • Não fumar
  • Não usar roupas muito apertadas
  • Evitar a automedicação.

Procure tratamento

A dieta para a doença do refluxo permite que os sintomas sejam atenuados. No entanto, é fundamental buscar tratamento. Isso porque ela pode se agravar, evoluindo para complicações como o Esôfago de Barrett

Neste quadro, as células do esôfago sofrem uma transformação, processo denominado metaplasia. Esta condição representa uma fase pré-maligna que pode levar ao câncer de esôfago, caso não seja tratada.

Por isso, se você sofre de doença do refluxo, agende seu horário para receber atendimento especializado. Somente realizando o tratamento adequado será possível reverter o quadro e evitar agravamentos.