Pós-Operatório Refluxo Gastroesofágico

Os cuidados pós-operatório refluxo gastroesofágico devem iniciar, normalmente, após a internação que dura cerca de 24 horas. O paciente interna no mesmo dia da cirurgia e recebe alta no dia seguinte.

Em casa, deve-se cuidar dos curativos conforme a orientação médica. São prescritos medicamentos para o controle da dor e o retorno no consultório deve ser feito após sete dias.

Essa cirurgia apresenta uma particularidade em relação à reintrodução da alimentação. A cirurgia causa um edema (inchaço) temporário do esôfago. Esse inchaço causa um estreitamento do canal interno do órgão e dificulta a passagem do alimento. Isso dura em média, 30 dias.

Nesse período o paciente não deve ingerir alimentos sólidos, pois eles vão descer para o estômago com dificuldade, o que gera uma sensação desagradável. A alimentação deve ser de consistência pastosa ou líquida: sopas batidas, purê de batata, polenta mole, sorvete, gelatina, mingau, sucos de frutas, vitaminas, água, leite, etcc.

Aliás, o emagrecimento é comum nesse período. Após 30 dias, os alimentos sólidos devem ser progressivamente reintroduzidos.

Cuidados com a alimentação

Em longo prazo, os pacientes operados devem cuidar da sua alimentação. As refeições devem ser realizadas sem pressa, a mastigação deve ser adequada – pelo menos, 20 vezes antes de engolir – e todas as refeições do dia devem ser realizadas.

Recomenda-se de cinco a seis refeições por dia: café da manhã, pequeno lanche matinal, almoço, pequeno lanche à tarde, jantar ou lanche noturno. A falta de aderência a essas recomendações pode causar sensação de dificuldade para o alimento descer até o estômago.

Complicações

Alguns pacientes podem ficar intolerantes a bebidas gaseificadas como os refrigerantes.

A nova válvula, confeccionada cirurgicamente, não apresenta a mesma perfeição da válvula criada pela natureza. Ou seja, a nova válvula evita o refluxo de líquido do estômago para o esôfago.

Afinal, esse é objetivo pelo qual ela foi realizada. No entanto, essa válvula também evita o refluxo de ar ou eructação (arroto).

Logo, algumas pessoas operadas não conseguem eliminar através da eructação o excesso de gás deglutido após a ingestão de bebidas gaseificadas. Isso pode causar alguns sintomas desagradáveis como a distensão abdominal e o aumento da eliminação de gases pelo intestino (flatos).

Gostou de saber sobre o Pós-Operatório Refluxo Gastroesofágico? Então, leia completo essa matéria!