Pós-Operatório Cirurgia de Hemorroida | Cuidados
pós-operatório cirurgia de hemorroida

Pós-Operatório Cirurgia de Hemorroida | Cuidados

Você sabe como funciona o pós-operatório cirurgia de hemorroida? Embora não ser considerada de grande porte, ela necessita de muitos cuidados. A região operada é bastante sensível e as feridas são deixadas abertas para cicatrizar espontaneamente.

Isso causa algumas dificuldades aos pacientes e eles devem ser muito bem orientados na alta hospital e nas consultas pós-operatórias.

Pós-Operatório Cirurgia de Hemaorroida | Cuidados:

Sangramento

O sangramento nas feridas aberta é bastante frequente e considerado até normal para essa situação. A realização de curativos é bastante dificultada devido à anatomia do local operado. Aliás, o curativo mais adequado e mais fácil para essa situação é um absorvente feminino.

Higiene Local

A higiene local deve ser feita com uma ducha de água morna após as evacuações. O papel higiênico deve ser utilizado somente para secar o local após a ducha. Isso é feito com movimentos delicados de pressão.

Manutenção

Sobretudo, a manutenção da higiene deve ser feita com três a quatro banhos de assento por dia. Sendo assim, o paciente deve sentar sobre um recipiente (bacia ou bidê) com água morna quente durante cinco minutos. Além de ajudar na higiene, o banho de assento promove o relaxamento da musculatura do ânus o que ajuda muito no tratamento da dor.

Analgésicos e Anti-inflamatórios

A dor é tratada pelo uso de analgésicos e de anti-inflamatórios. É muito frequente a utilização de mais de um medicamento de alta potência para promover um controle mais adequado da dor.

Intestino

Cuidados para o adequado funcionamento do intestino são fundamentais. Existe uma tendência de ressacamento das fezes no pós-operatório.  Isso é causado por diversos fatores, especialmente o medo do paciente sentir dor durante a evacuação.

No entanto, o ressacamento das fezes é uma das piores situações para promover o agravamento da dor. Assim, a alimentação deve conter grande quantidade de fibras que estão presentes nas frutas, nas verduras e nos cereais.

A ingestão de líquido deve ser abundante, em torno de dois litros por dia. A evacuação também é estimulada com o uso de laxantes leves.

Então, ainda sente dúvidas sobre o pós-operatório cirurgia de hemorroida? Se sim, acesse nossa matéria completa!