Peritonite: o que é?

O que é uma peritonite? Em primeiro lugar, esse é um dos assuntos mais importantes nas áreas de Cirurgia Geral e de Cirurgia do Aparelho Digestivo. Diversas doenças causam a peritonite. Ou seja, ela não é uma doença primária, mas uma complicação de outras condições médicas. Logo, normalmente apresenta risco significativo para o paciente. Isso ocorre especialmente nos casos em que o tratamento é retardado.

O que é?

Peritonite é a inflamação do peritônio. O peritônio é uma membrana que reveste a face interna e os órgãos da cavidade abdominal. O primeiro, chama-se peritônio parietal. O segundo, peritônio visceral. Inicialmente, ocorre a inflamação de algum órgão da cavidade abdominal. Por exemplo, o apêndice. Com o decorrer do tempo, essa inflamação progride através da parede do órgão e acomete o peritônio visceral. Dessa forma, essa peritonite ainda é localizada e o quadro considerado como inicial. No entanto, há o risco de ocorrer a perfuração do órgão e o extravasamento do seu conteúdo para a cavidade abdominal. Isso pode acontecer de duas maneiras. Primeiro, o organismo consegue bloquear esse extravasamento. Apesar de ser situação mais grave do que a peritonite localizada, as defesas do corpo conseguem limitar o dano. Segundo, o organismo não consegue bloquear o extravasamento e ocorre uma peritonite difusa. Ou seja, grande parte do peritônio inflama.

Consequências

O conteúdo dos órgãos digestivos é bastante irritativo para o peritônio. Ele gera uma peritonite química. Com o decorrer do tempo, existe alta probabilidade que essa peritonite química seja secundariamente contaminada por bactérias. Além disso, existe a possibilidade desse conteúdo extravasado inicialmente já conter grandes quantidades de bactérias. Ou seja, além de uma inflamação a peritonite é uma infecção. Em síntese, é uma infecção importante e de alto risco. Deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível. Existe risco da infecção se tornar generalizada. Esse será o assunto da próxima postagem.