A cirurgia é o único tratamento de hérnia inguinal, sendo que esta pode ser realizada de duas formas diferentes. As modalidades são a cirurgia aberta e a laparoscopia. No artigo de hoje, vamos saber como cada uma delas funciona.
Mesmo sendo o único meio de tratamento de hérnia inguinal, a cirurgia não precisa necessariamente ser marcada com urgência. Ela pode ser marcada de acordo com a conveniência do paciente e da equipe cirúrgica.
No caso de complicações, como o estrangulamento, a situação é diferente e o procedimento deve ser realizado de emergência. Isso será discutido em outro artigo.
Cirurgia aberta
Um dos tratamentos de hérnia inguinal é a cirurgia aberta: um procedimento considerado simples, seguro e com bons resultados.
Conhecida como hernioplastia pela técnica de Lichtenstein, é um procedimento tradicional, sendo o mais indicado para casos de urgência.
Nesta cirurgia, após o paciente receber a anestesia local ou geral, o cirurgião faz uma incisão de cerca de 6 cm em sua virilha. Então, identifica a porção herniada do intestino e devolve-a a seu local original. Em seguida, a parede abdominal é fechada e reforçada com uma tela artificial de polipropileno. Esta é suturada de modo a permitir a passagem adequada do cordão espermático ou ligamento redondo.
Laparoscopia
Outro dos tratamentos de hérnia inguinal é a laparoscopia, cirurgia que utiliza uma técnica mais moderna do que a aberta.
Neste procedimento, uma pequena incisão no abdome é realizada, por onde passa um tubo fino com uma câmera. O cirurgião, guiado por esta câmera, insere os instrumentos cirúrgicos através de duas outras incisões. Para melhorar a visibilidade dos órgãos internos, um gás é utilizado para inflar o abdome. Então, sempre utilizando as imagens no monitor como guia, o cirurgião repara a hérnia e implanta a tela sintética.
Este tipo de cirurgia é realizada sempre com o paciente sob anestesia geral.
Qual modalidade é melhor para o tratamento de hérnia inguinal?
Existem prós e contras nas duas modalidades e optar por uma ou outra vai depender das particularidades de cada caso.
A cirurgia laparoscópica, por exemplo, apesar de oferecer uma recuperação mais tranquila, não é indicada para casos complicados. Já a cirurgia aberta, mesmo sendo melhor para quadros mais graves, oferece uma recuperação mais dolorosa e deixa cicatrizes maiores.
Para saber qual das modalidades de cirurgia é indicada, portanto, é preciso passar por consulta com um especialista.
Então, se você sofre de hérnias inguinais, entre em contato e receba atendimento especializado. Somente um especialista poderá analisar seu caso e indicar o melhor tratamento para você.