Os perigos da apendicite aguda

Entenda os perigos da Apendicite Aguda

Antes de começar a explicar os perigos da Apendicite Aguda vou te dar uma breve introdução do que seria essa doença.

A Apendicite Aguda é uma patologia resultante da inflamação do apêndice cecal, um pequeno órgão linfático que está localizado no ceco, a primeira parte do intestino grosso. Essa anomalia começa com uma dor abdominal intensa, próxima ao umbigo. Com o passar das horas a dor se localiza na porção inferior do lado direito do abdômen. Podem estar associados os seguintes sintomas:

• Diminuição de apetite;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

O QUE CAUSA APENDICITE?

Infelizmente as causas da apendicite não são sempre claras, mas algumas situações são conhecidas por provocar a inflamação no órgão. Como exemplo:

• Obstrução do apêndice por partículas de gordura ou fezes;
  • Infecção.

Nesses dois casos, uma bactéria presente dentro do apêndice começa a se multiplicar, causando a inflamação e o inchaço do apêndice, além de eventualmente estimular a produção de pus. Se não tratada prontamente, a apendicite pode causar o rompimento do apêndice.

Algo importante a se fazer assim que os primeiros sintomas de apendicite forem notados é procurar atendimento médico de emergência, no intuído de garantir que o tratamento seja aplicado ainda nos primeiros estágios da doença, evitando, de tal modo, complicações sérias que podem ser até mesmo fatais.

Como é realizado os exames para Apendicite Aguda?

Durante o exame físico, o médico irá se atentar ao padrão da dor abdominal, onde ela se localiza e o que causa a dor. Existem casos em que, apenas as características da doença atreladas a um exame físico bem realizado podem sugerir fortemente o quadro clínico de apendicite aguda e indicar a necessidade do tratamento cirúrgico imediato. Em mulheres, podem acontecer alguns problemas inflamatórios nas trompas e nos ovários que simulam clinicamente uma apendicite aguda, quadro chamado de DIP (Doença Inflamatória Pélvica). Nos pacientes obesos, por sua vez, o exame físico costuma ser mais difícil e traz menos informações aos médicos.

Portanto, na maior parte dos casos devem ser realizados exames complementares que auxiliarão o médico a realizar o diagnóstico. Esses exames permitem diferenciar a causa da dor abdominal. Diversas doenças causam sintomas parecidos com os da apendicite aguda, entre elas: as doenças inflamatórias dos ovários e das trompas, a gravidez ectópica, a infecção urinária, o cálculo ureteral, entre outras.

Geralmente são solicitados exames de sangue e de urina, e quando necessário, pode-se ainda solicitar exames de imagem, sendo os principais utilizados o ultrassom abdominal total e a tomografia computadorizada do abdômen.

Qual o tratamento correto para a Apendicite Aguda?

No geral, para tratar a apendicite os médicos costumam receitar antibióticos, a remoção cirúrgica do apêndice cecal inflamado e a lavagem da cavidade abdominal ao redor do apêndice, que devem acontecer o quanto antes possível.

A cirurgia convencional é realizada, hoje em dia, com incisões de aproximadamente 2 a 5 cm no canto inferior direito do abdômen. Quando ocorrem quadros infecciosos mais severos e duradouros em pacientes obesos, às vezes as incisões são um pouco maiores para permitir o acesso adequado.

Há também a possibilidade da cirurgia ser realizada por videolaparoscopia, sendo que neste caso, o paciente precisa da anestesia geral. É insuflado gás no abdômen e, por meio de pequenos orifícios na barriga, são posicionadas duas pinças e uma pequena câmera que filma o interior do abdômen, permitindo ao cirurgião operar olhando para um monitor. Esta opção de cirurgia é menos agressiva e invasiva e, por isso, oferece resultado mais satisfatório no que diz respeito à estética e retomada das atividades diárias.

Cada método de abordagem cirúrgica tem seus prós e contras. Cabe ao cirurgião discutir com o paciente qual opção melhor se adequa ao quadro clínico em questão.