Oclusão intestinal

Oclusão intestinal ocorre quando se interrompe o livre fluxo dos alimentos e secreções digestivas através do órgão. Trata-se de uma das emergências abdominais mais frequentes. Dessa forma, a oclusão pode ocorrer tanto no intestino delgado quanto no intestino grosso. Em primeiro lugar, abordaremos nessa postagem as causas de oclusão intestinal. Na sequência, o quadro clínico e o tratamento.

Causas de oclusão intestinal

As bridas ou aderências são as causas mais comuns. Elas são cicatrizes causadas, na maioria das vezes, por cirurgias prévias. Ou seja, essas cicatrizes promovem um ponto fixo no qual o intestino se dobra ou torce. Então, ocorre a oclusão. Outras causas são os tumores, as hérnias estranguladas, as estenoses cicatriciais, os bezoares, os cálculos biliares (íleo biliar), etc.

Quadro clínico

Os principais sintomas são a dor abdominal do tipo cólica, náuseas, vômitos e parada ou redução importante da eliminação de gases e de fezes. Ao exame físico detectamos distensão abdominal, aumento dos ruídos hidro-aéreos, dor e taquicardia.

Tratamento

Na maioria dos casos pode-se tentar inicialmente o tratamento clínico. Em suma, jejum, passagem de sonda nasogástrica com a finalidade de descomprimir o intestino e o estômago, administração de soro via endovenosa, analgésicos e medicamentos para o enjoo. Dessa forma, é possível aguardar aproximadamente 24 a 48 horas até que o quadro se resolva. No entanto, caso não ocorra a desobstrução dentro desse prazo, o tratamento é cirúrgico. A cirurgia não deve ser postergada sob risco de ruptura do intestino e piora importante do quadro clínico e do risco ao paciente. Ainda, em algumas situações específicas, como nas obstruções causadas por tumores ou hérnias, dispensa-se o tratamento clínico e indica-se a cirurgia diretamente. O objetivo da cirurgia é a desobstrução do intestino. Logo, em alguns casos, a ressecção de parte do órgão pode ser necessária. Além disso, em outras situações, especialmente nas oclusões do intestino grosso, a colostomia pode ser necessária.