O que é Vesícula Biliar calcificada?
O que é Vesícula Biliar calcificada?

O que é Vesícula Biliar calcificada?

Uma condição rara, a vesícula biliar calcificada é diagnosticada em somente 0,06% a 0,08% das pessoas. No artigo de hoje, vamos conhecer melhor esta doença: como é feito seu diagnóstico, os sintomas que provoca, seu tratamento, entre outros.

O que é vesícula biliar calcificada?

Doença também conhecida como vesícula de porcelana, consiste em uma consequência de uma inflamação não tratada da vesícula. Em outras palavras, a condição surge quando o paciente negligência o tratamento da colecistite.

Quem sofre desta doença apresenta calcificações na parede da vesícula, sendo que este quadro, na maioria dos casos, está associado aos cálculos biliares. 

Quais são os sintomas deste mal?

Como outras doenças da vesícula, este mal geralmente não provoca sintomas. Porém, quando os efeitos se manifestam, costumam ser os seguintes:

  • Dor no lado direito do abdome
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Sudorese (quando a condição está associada a cálculos biliares).

Como é feito o diagnóstico?

Deve ser diagnosticada por um médico especialista, que solicita um raio X do abdome ou uma radiografia para confirmar a doença. Isso porque a calcificação pode ser de toda a parede da vesícula ou se manifestar somente em pontos específicos.

Outros exames podem ser pedidos pelo especialista para confirmar o diagnóstico de vesícula biliar calcificada. Como por exemplo a tomografia ou a ressonância, além de exames de sangue que incluem oscilações da função hepática.

Qual é o tratamento?

Uma vez diagnosticada, a vesícula biliar calcificada deve ser encaminhada para o devido tratamento. Este consiste na intervenção cirúrgica para remoção do órgão, mesmo em casos assintomáticos.

A cirurgia, também conhecida como colecistectomia, é realizada preferencialmente através da laparoscopia. Isto é, uma operação que envolve pequenas incisões que introduzem uma micro câmera que fornece imagens para guiar o procedimento. Esta opção apresenta recuperação mais tranquila, pois causa menor trauma ao paciente em relação à cirurgia aberta. 

Quem decide a melhor modalidade de cirurgia para remover a vesícula biliar calcificada é o médico. Para tanto, o especialista considera o histórico e as particularidades do paciente.

O tratamento é fundamental!

Quem apresenta o quadro de vesícula biliar calcificada precisa fazer o tratamento assim que a doença é confirmada. Isso porque esta condição pode apresentar complicações, tais como o câncer de vesícula. Especialmente nos casos onde as calcificações atingem pontos específicos. Portanto, se você sofre deste mal, entre em contato e receba atendimento especializado.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta