O que é Pedra de Vesícula e quais os sintomas?

O que é Pedra de Vesícula e quais os sintomas? A Pedra na Vesícula é caracterizada pela formação de pequenas pedras na vesícula biliar, que é um órgão localizado próximo ao fígado. A aparição dessas substâncias causam alguns sintomas, como dor do lado direito ou na parte central do abdômen.

Quer saber mais sobre o que é Pedra na Vesícula e quais são os sintomas da doença? Acompanhe o texto de hoje.

O que é Pedra de Vesícula e quais os sintomas?

De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, estima-se que dois em cada dez brasileiros sofram com as pedras na vesícula. O único tratamento para o problema é a intervenção cirúrgica, onde toda a vesícula biliar é removida.

O que é pedra na vesícula?

A pedra na vesícula é formada através de substâncias que se depositam na vesícula biliar, que é um órgão em forma de saco localizado abaixo do fígado, no lado direito do abdômen. A função deste órgão é armazenar a bile (suco biliar produzido pela vesícula) e descarregá-la no duodeno (tubo que se conecta ao intestino delgado) durante a digestão.

Essas pedras, também chamadas de cálculos biliares ou cálculos vesiculares, podem ter tamanhos muito variados, indo desde grãos de areia até vários centímetros. A quantidade desses cálculos também varia muito de pessoa para pessoa, podendo ser únicos ou existirem às dezenas.

O que pode causar a pedra na vesícula é uma quantidade excessiva de colesterol ou bilirrubina, ou, até mesmo, ela pode ser considerada uma “vesícula preguiçosa”, que é quando o órgão não está se contraindo e esvaziando como deveria.

Quais os sintomas da pedra na vesícula?

A Litíase Vesicular, ou pedra na vesícula, pode provocar dor intensa na vesícula (por vezes confundida por dor no estômago) que pode durar alguns minutos ou várias horas.

Para identificar se pode ser um sintoma, preste atenção nestes detalhes:

• Fortes dores no lado direito ou na parte central do abdômen;
  • Dores nas costas, do lado direito, entre as omoplatas ou no ombro direito;
  • Náuseas e vômitos, acentuados durante a ingestão de alguns tipos de alimentos;

Tais sintomas podem durar ao longo do tempo com periodicidades distintas de paciente para paciente, variando de dias até meses. No entanto, existem alguns sinais que devem servir de alerta para que socorro médico seja procurado o quanto antes, como:

• Dor tão intensa que não deixa a pessoa permanecer quieta;
  • Pele ou olhos  amarelados, urina escura e fezes claras;
  • Febre alta e arrepios;

No caso da aparição de alguns desses sintomas, procure um cirurgião do aparelho digestivo o quanto antes.