ENTENDA AS NEOPLASIAS DO SISTEMA DIGESTIVO
Doenças no sistema digestivo podem ser muito danosas à saúde, mas se tratadas a tempo o percentual de cura é significativo. Saber um pouco mais sobre as doenças do sistema digestivo pode ajudar na identificação e consequente tratamento precoce. Pensando nisso, hoje vamos entender um pouco mais sobre o que são as neoplasias do sistema digestivo.
Em medicina, o termo neoplasia significa que há proliferação excessiva de células em determinado tecido ou órgão. Essa proliferação de células pode ser benigna ou maligna, e comumente é chamada de tumor. Ou seja, qualquer tumor pode ser benigno ou maligno. Um outro termo utilizado na medicina é o câncer. Nesse caso, estamos nos referindo a um tumor maligno.
No sistema digestivo, isso pode acometer os tecidos do estômago, fígado, esôfago, intestino, pâncreas, vesícula biliar, entre outros. Esses tumores podem causar uma série de problemas sérios à saúde.
OS PERIGOS DAS NEOPLASIAS DO SISTEMA DIGESTIVO
As células neoplásicas, especialmente nos casos de tumores malignos, acabam por comprometer os tecidos e órgãos aonde estão instaladas, destruindo-os e prejudicando a sua funcionalidade.
É importante dizer que ambos os tipos de neoplasias, tanto as benignas quanto as malignas precisam ser tratadas, porque mesmo algumas neoplasias benignas podem evoluir com o tempo, tornando-se malignas.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS NEOPLASIAS?
A presença de sintomas diante de neoplasias do sistema digestivo podem variar bastante entre indivíduos e também de acordo do órgão acometido, mas no geral costuma-se notar a presença de:
- Dores na região do abdômen;
- Inchaço no abdômen;
- Distensão abdominal;
- Perda de apetite;
- Perda de peso;
- Dificuldade para engolir;
- Presença de sangue nas fezes.
É claro que somente a presença desses sintomas não confirma a existência de neoplasias, mas é altamente recomendado consultar um especialista para avaliar a situação.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DE NEOPLASIAS DO SISTEMA DIGESTIVO?
Felizmente, os avanços da medicina atualmente permitem o tratamento curativo de diversas neoplasia. No entanto, a chance de cura costuma variar conforme o tipo de tumor, o grau da doença (inicial ou avançado) e o estado físico geral do paciente.
São comumente utilizadas as seguintes modalidades de tratamento contra neoplasias do sistema digestivo:
- Quimioterapia e outros medicamentos: promovem a destruição das células neoplásicas, mas por vezes também causam danos às células saudáveis. Podem retardar o avanço da doença e evitar ou reduzir a proliferação no órgão inicialmente acometido ou em outros órgãos.
- Cirurgia: tratamento que consiste na retirada completa de todo o tumor e uma margem de segurança de tecido normal ao redor.
- Ablação tumoral: método que visa destruir as células anormais por radiofrequência, criocirurgia (congelamento das células), etanol (injeção de álcool no tumor), etc.
- Radioterapia: utilização de radiação ionizante para destruir localmente as células cancerígenas.
O tratamento requer um diagnóstico adequado e acompanhamento médico por longos períodos. Não deixe de consultar o médico especialista.
Não negligencie os cuidados com a sua saúde, cuide do seu aparelho digestivo.