Metástase hepática de câncer de cólon – o que é?
Metástase hepática de câncer de cólon

Metástase hepática de câncer de cólon – o que é?

Metástase hepática de câncer de cólon – o que é? Quando a doença está avançada, o câncer de cólon pode se propagar e se implantar no fígado. Esses implantes são chamados de metástases hepáticas.

A propagação é diagnosticada com precisão por meio de exames complementares. Isso permite que um plano de terapia ideal seja criado.

O tratamento geralmente inclui uma combinação de cirurgia e quimioterapia. O objetivo é a cura, apesar do câncer avançado. Algumas décadas atrás, as metástases hepáticas eram consideradas incuráveis.

Quão comuns são as metástases hepáticas?

Metade dos pacientes desenvolve metástases durante o curso da doença, sendo o fígado o órgão mais frequentemente afetado. Cerca de 20% das pessoas afetadas já apresentam metástases hepáticas no momento em que a doença é descoberta. Essa incidência ocorre, em parte, porque a drenagem de sangue a partir do intestino está conectado diretamente ao fígado, por intermédio de um grande vaso sanguíneo, a chamada veia porta.

Assim, mesmo em casos onde o câncer primário é removido e tratado, a metástase hepática pode ocorrer mais tarde.

Qual a função do fígado?

Ele está localizado abaixo do pulmão direito e é dividido em dois lobos (o direito e o esquerdo). O fígado é feito de células chamadas hepatócitos.

Este órgão possui várias funções importantes, entre elas:

• absorver e quebrar nutrientes;
  • produzir a bile (um líquido que ajuda a digerir gorduras);
  • filtrar e remover substâncias tóxicas do sangue;
  • produção de proteínas;

Metástase hepática de câncer de cólon  | Buscando ajuda

As metástases podem causar diversos sintomas, pois afetam o funcionamento normal do fígado. Ao apresentar os sintomas abaixo, é fundamental agendar uma consulta médica:

• Perda de peso recente e inexplicável;
  • Fezes escuras ou com presença de sangue;
  • Vômito frequente ou com presença de sangue;
  • icterícia (pele de coloração amarelada);
  • urina de coloração escurecida..

Todo paciente tratado por câncer colorretal deve ser acompanhado regularmente e exames de imagem e laboratoriais são necessários tanto pela possibilidade de recidiva do tumor quanto pela possibilidade de metástases.