Hérnias diafragmáticas – como descobrir a doença?

Saber como descobrir hérnias diafragmáticas é fundamental, especialmente quando consideramos o quadro nacional. Afinal, segundo dados coletados pelo Ministério de Saúde, elas acometem cerca de 20% a 25% da população adulta no Brasil. Por isso, no post de hoje, vamos mostrar como é feito o diagnóstico da doença.

O que são hérnias diafragmáticas?

Antes de passarmos ao tema como descobrir hérnias a doença, vamos entender do que se trata este mal.

A doença consiste na passagem do órgãos da região abdominal para o interior da cavidade torácica através de uma falha no diafragma.

O diafragma  é um músculo que separa a cavidade torácica da abdominal, sendo que as duas se comunicam graças a três aberturas presentes neste músculo. Estas aberturas se chamam hiatos diafragmáticos, que permitem a passagem de estruturas como o esôfago, aorta, vasos e nervos.

Elas podem ser causadas por traumas ou ser resultado de uma má-formação congênita. Ou seja, quando há uma falha no músculo durante a formação do feto.

Como descobrir hérnias diafragmáticas?

A maioria dos casos de hérnias diafragmáticas são assintomáticas e o diagnóstico é realizado em um exame de imagem solicitado devido a alguma outra doença. Em alguns casos elas produzem sintomas. Eles são muito variados: azia, refluxo, tosse persistente, pigarro, falta de ar, fraqueza, sangue visível ou oculto nas fezes, dor no estômago e distensão abdominal.

Em algumas situações os sintomas são muito importantes, como: dor abdominal e torácica de forte intensidade, vômitos incoercíveis, falta de ar, taquicardia e queda da pressão. Esses sintomas indicam uma complicação das hérnias diafragmáticas, habitualmente o paciente recorre a um pronto-socorro e deve ser operado de emergência.

Atenção!

Este artigo possui caráter meramente informativo, não substituindo de forma alguma uma consulta médica.

Se você desconfia estar sofrendo desta doença, portanto, entre em contato e agende atendimento especializado. Somente assim é possível descobrir hérnias diafragmáticas e realizar o devido tratamento deste mal.