Hérnia Inguinal Estrangulada. Conheça o tratamento.
Hérnia Inguinal Estrangulada o tratamento

Hérnia Inguinal Estrangulada. Conheça o tratamento.

O tratamento inicial frente a uma hérnia inguinal estrangulada é a tentativa de reduzir (empurrar)  o conteúdo do saco herniário de volta para o abdômen por meio de uma massagem suave durante o exame do paciente. Nos casos em que foi possível reduzir manualmente a hérnia a cirurgia é realizada posteriormente e de maneira eletiva. Afinal, uma hérnia inguinal não melhora ou desaparece por conta própria. Nos casos em que não foi possível a redução manual, é necessária uma cirurgia de urgência.

Então, se você for diagnosticado com hérnia inguinal estrangulada e a redução manual não for possível, o melhor tratamento será a cirurgia de urgência.

Tratamento de Hérnia Inguinal Estrangulada 

A correção da hérnia inguinal estrangulada é um procedimento cirúrgico comum. A operação deve ser realizada o mais rápido possível para evitar danos permanentes ao tecido afetado. 

 O procedimento é realizado sob anestesia local, regional ou geral. A cirurgia pela via aberta é a escolhida com maior frequência.  A via laparoscópica também é muito utilizada.  

A cirurgia é um processo em duas etapas: o cirurgião começará reduzindo a hérnia inguinal estrangulada. Isso é feito aplicando pressão suave sobre a hérnia com o paciente anestesiado. Essa manobra é semelhante à tentada durante o exame físico inicial já descrito. No entanto, como o paciente está sob anestesia, é possível ao médico exercer uma pressão maior o que ajuda a liberar o tecido preso de volta para a cavidade abdominal. Caso a hérnia seja irredutível, o cirurgião abre o saco herniário para verificar a viabilidade dos tecidos estrangulados. Nas situações em que os tecidos já necrosaram há necessidade de remoção dos mesmos.  

 Na sequência, é feito o reparo do anel herniário com uma tela sintética, o que reduz a chance de  recorrência ou outras complicações.

Recuperação

A alta hospitalar pode ocorrer no dia seguinte ao da cirurgia na maioria dos casos. Naqueles em que já houve necrose e ruptura dos tecidos estrangulados o tempo de internação é maior e inclusive pode ser necessário um período de internação na UTI.

 O paciente normalmente é capaz de retornar à sua rotina normal dentro de uma ou duas semanas. Pode ser necessário evitar atividades físicas extenuantes, como levantamento de peso, por cerca de oito a doze semanas.

Perspectivas pós tratamento

Com o tratamento adequado, as perspectivas são excelentes para os pacientes que tiveram uma hérnia estrangulada. Mas, é importante lembrar: o tratamento deve ser feito o mais rápido possível. 

 Toda hérnia inguinal deve ser operada para, entre outras coisas, prevenir o estrangulamento. Essa é a única solução. Na suspeita de uma hérnia estrangulada o serviço médico deve ser procurado imediatamente.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta