Hérnia de hiato paraesofageana

Já abordamos as hérnias de hiato no post anterior. A princípio, explicamos o que é uma hérnia de hiato. Em seguida, determinamos os tipos mais comuns: de deslizamento e a paraesofageana. Já descrevemos a hérnia de deslizamento. Nesse caso, ocorre a passagem de parte do estômago através do hiato esofágico. Então, parte dele sobe em direção ao tórax. Nessa parte está a válvula de entrada no estômago. Ela é chamada de cárdia. Em síntese, ela serve para evitar o refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago. Assim sendo, isso pode afetar o seu funcionamento. É por esse motivo que alguns pacientes apresentam refluxo. Outros fatores, além da hérnia de hiato, também estão relacionados com o refluxo. Logo, é possível uma pessoa ter uma hérnia mas não ter refluxo. Abordaremos agora a hérnia paraesofageana.

Hérnia de hiato paraesofageana

A hérnia paraesofageana ocorre com a cárdia em sua posição normal.  Por isso, geralmente não está associada ao refluxo. Outra parte do estômago de desloca para para o tórax através do hiato esofágico. Nesse caso, o fundo do estômago sobe paralelamente ao esôfago.

Sintomas da hérnia de hiato paraesofageana

A maioria dos pacientes portadores de hérnia de hiato paraesofageana são assintomáticos. No entanto, a presença do fundo do estômago no interior do tórax pode causar sintomas. Assim sendo, ele pode comprimir o esôfago e causar dificuldade para engolir. Também pode causar uma sensação de aperto no peito.  Anemia pode ocorrer devido a pequenos focos de sangramento no estômago.

Complicações

O estômago pode torcer no interior de uma hérnia de hiato paraesofageana. Como consequência, ocorre dor súbita e de forte intensidade no peito. Essa situação é uma emergência. Como resultado, o paciente deve ser operado imediatamente. Caso contrário, o estômago pode se romper. Essa é uma situação muito grave.

Tratamento

O tratamento da hérnia de hiato paraesofageana é cirúrgico. Em primeiro lugar, o objetivo é aliviar os sintomas. Além disso, prevenir as complicações. Na maioria das vezes a cirurgia é pela via laparoscópica. Atualmente, a robótica tem sido cada vez mais utilizada.