O que são hemorroidas?
hemorroidas

O que são hemorroidas?

As hemorroidas surgem quando as veias aos redor do reto ou do ânus sofrem dilatação ou inflamação. Saiba mais sobre esta moléstia, o que pode causá-las e algumas recomendações para quem sofre deste mal.

Hemorroidas | Como surgem?

Diferente do que muitos acreditam, o surgimento das hemorroidas ainda é desconhecido. Apesar das diversas pesquisas que se tem realizado no intento de descobrir os possíveis motivadores deste mal, as causas continuam incógnitas.

Algumas pessoas equivocadamente atribuem o aparecimento das hemorroidas à alimentação apimentada ou muito condimentada. Realmente, no caso de já haver a complicação, o quadro pode piorar ao se manter este tipo de alimentação, promovendo irritação das veias hemorroidárias. Porém, consumir pimenta ou outros temperos fortes não desencadeia por si só, o surgimento das hemorroidas. s

O mesmo vale para a gestação. Muitas mulheres acreditam que a gravidez pode ser um fator que desencadeia as hemorroidas, já que elas costumam surgir neste período. Especialmente durante o primeiro trimestre e no pós-parto. Não existe comprovação científica para sustentar esta hipótese.

Outro erro comum é associar as hemorroidas ao longo tempo que se passa em pé ou sentado. Este é um fator que, definitivamente, não interfere de forma alguma na forma dessa complicação.

O único provável motivo para as hemorroidas e que se admite atualmente é a fraqueza nos tecidos do canal anal.

Tipos de hemorroidas

Em suma, existem dois tipos de hemorroidas: as internas e as externas. No caso das externas, as varizes ou pelotas de sangue que se formam são visíveis no entorno anal. Já as internas ficam acima da região do esfíncter anal e apresentam sintomas mais acentuados.

As hemorroidas internas são as que precisam de maior atenção, tanto que chegam a ser classificadas em níveis de gravidade. Assim, as enquadradas em primeiro grau, geralmente apresentam apenas sangramento.

As de segundo grau, por sua vez, se exteriorizam somente quando há esforço na evacuação, recolhendo-se espontaneamente depois disso.

Já as de terceiro grau também acontecem durante o esforço na evacuação, mas precisam de intervenção para voltar ao lugar. Finalmente, as de quarto grau permanecem expostas de forma permanente. Estas costumam eliminar secreção, causando irritação da pele e apresentando sangramentos.

O último estágio é representado pela trombose hemorroidária, um, quadro que tem característica o entupimento de um vaso. Aliás, é o mais doloroso de todos os casos.

Recomendações

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar a irritação das hemorroidas. Algumas delas são:

  • Prefira lavar a região anal e secar com uma toalha de algodão macio, em lugar de realizar a limpeza com papel higiênico;
  • Adote uma dieta leve e saudável, repleta de frutas frescas e alimentos ricos em fibras;
  • Beba bastante água, evitando as bebidas alcoólicas;
  • Evite fazer força para evacuar;
  • Quando sentir necessidade de evacuar, faça-o na hora – não segure;
  • Faça compressas de gelo para aliviar o inchaço.

Afinal, é importante lembrar que estas atitudes servem apenas como paliativos, mas, não substituem uma consulta médica. Além disso, se sentir quaisquer tipos de dor ou alteração no ânus, procure orientação de um médico especialista e evite a automedicação.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta