Hábitos que prejudicam a digestão
Hábitos que prejudicam a digestão

Hábitos que prejudicam a digestão

Você sabe quais hábitos que prejudicam a digestão? Eructação, distensão abdominal e prisão de ventre – você pode até não querer falar sobre esses problemas, mas como é o que você come (ou deixa de comer) podem realmente estar entre os hábitos que prejudicam a digestão.

Isto porque o sistema digestivo é um dos mais importantes de todo o corpo humano. Nossa saúde depende, principalmente, da função correta do sistema digestivo. E cada pessoa deve tratá-lo de maneira adequada. Afinal, a principal função do sistema digestivo é transformar os alimentos em nutrientes para que o corpo possa obter energia suficiente para o dia-a-dia.

Além disso, o sistema digestivo é um dos responsáveis pelo nosso sistema imunológico. Tendo isso em mente, separei uma lista de alguns hábitos que prejudicam a digestão e podem prejudicar o bom funcionamento do seu corpo.

Hábitos que prejudicam a digestão

Será que seus próprios hábitos podem ser a fonte de seus problemas de digestão?

 Aqui estão os piores hábitos que prejudicam a digestão:

Uso excessivo de medicamentos

Atualmente, quase todas as pessoas já tomaram remédios em algum momento de sua vida. Afinal, medicamentos são necessários para a cura de alguma de nossas doenças. Mas, a chamada overdose medicamentosa  é muito prejudicial para o corpo humano.

O uso excessivo de antiinflamatórios como a aspirina, o ibuprofeno e o diclofenaco, sem a consulta prévia a um médico, pode ser muito prejudicial. Esses medicamentos promovem o desenvolvimento de úlceras estomacais, duodenais e gastrite.  Também podem afetar múltiplas outras funções do sistema digestivo. As úlceras são feridas muito dolorosas encontradas no revestimento do estômago e do duodeno. A gastrite é uma erosão mais superficial do que a úlcera. E, embora uma infecção bacteriana causada por Helicobacter Pylori seja a causa mais comum, o uso excessivo de medicamentos é igualmente responsável por causar úlceras e gastrite.

Além disso, muitos medicamentos podem causar outros efeitos colaterais no corpo humano.

É importante prestar atenção ao relógio

Este é um dos hábitos que prejudicam a digestão da maioria das pessoas. Hoje, devido ao estilo de vida agitado, muitas pessoas comem muito tarde, à noite. Isso é especialmente importante no caso de se alimentar com alimentos gordurosos. Esses alimentos são de digestão complexa e permanecem mais tempo do interior do estômago do que alimentos saudáveis. Isso estimula a secreção ácida no órgão e aumenta o risco de desenvolver refluxo. Nosso sistema digestivo funciona de forma eficiente apenas quando comemos na hora certa. Por isso, não mantenha o estômago vazio por um longo período de tempo, exceto nas horas de sono.

Assim, devemos ingerir alimentos ou lanches pelo menos 2 a 3 horas antes de ir para a cama para que o sistema digestivo possa ter tempo suficiente para processá-los. O café da manhã não deve ser omitido também, lembre-se disso!

Ingerir alimentos em excesso (“olho maior do que a barriga”)

Muitas pessoas comem muito. E de uma vez. E esse hábito além de prejudicar o sistema digestivo, prejudica a saúde como um todo. As pessoas devem comer alimentos em pequenas quantidades ao longo do dia para que seja mais fácil para o sistema digestivo transformá-los em nutrientes.

Além disso, comer muito rapidamente impede a mastigação correta dos alimentos. Nessa situação, o estômago irá encontrar dificuldade para realizar a digestão e os alimentos irão permanecer maior tempo no seu interior e também irão estimular de forma exacerbada a produção de ácido e outras secreções pelo órgão. Isso pode gerar refluxo, dor e distensão abdominal, entre outros sintomas.

Portanto, cada pessoa deve ingerir os alimentos no ritmo correto para se manter em forma e bem.

Sua alimentação contém fibra?

Os alimentos que contém fibra são muito importantes para o processo de digestão.  O nosso organismo necessita cerca de 25g de fibra por dia para manter o sistema digestivo funcionando com total eficiência. Esses alimentos regulam os movimentos intestinais e previnem a constipação, bem como a acidez. Portanto, não deixe de aumentar sua ingestão de alimentos ricos em fibra. Elas são encontradas nas frutas, nas verduras e nos cereais. Alguns exemplos são a laranja, o limão, a maçã, a batata doce, as nozes, a cenoura, o espinafre, o feijão, a beterraba, a soja, o brócolis, a banana e a couve-flor  – eles irão aumentar a eficiência do seu sistema digestivo.

Ingerir muita bebida alcoólica

O álcool é muito prejudicial ao corpo humano, especialmente se ingerido em grandes quantidades.

O álcool retarda a velocidade de absorção dos nutrientes e destrói as bactérias úteis que estão presentes no sistema digestivo. Contribui também para o desenvolvimento de úlceras no estômago e retarda a sua cicatrização. 

O consumo de álcool em excesso também danifica o fígado e o pâncreas permanentemente.  Também é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer no estômago, no fígado e no pâncreas.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta