Esofagite – Como descobrir a doença?
Esofagite - Como descobrir a doença?

Esofagite – Como descobrir a doença?

Saber como descobrir a esofagite é fundamental para iniciar o quanto antes o tratamento desta doença. E isso deve ser feito rapidamente, uma vez que este mal pode favorecer o surgimento de complicações graves. Por isso, no artigo de hoje, vamos indicar a melhor forma de descobrir a doença e apontar os sinais que ela apresenta.

Antes de começarmos a tratar sobre como descobrir a esofagite, é importante destacar que somente um médico especialista é capaz de diagnosticá-la com precisão. Então, para ter um diagnóstico correto, o ideal é procurar orientação médica especializada.

O que é esofagite?

A esofagite é o resultado do retorno e a permanência do conteúdo gástrico no esôfago, ou refluxo. Como a mucosa deste órgão não está preparada para estas substâncias ácidas, acaba sofrendo desgaste, levando ao quadro de inflamação.

Os principais motivadores da esofagite são a hérnia de hiato e a incontinência do esfíncter inferior do esôfago. A doença também pode ser causada por uma falha no clareamento do esôfago:

Hérnia de hiato: quando a parte superior do estômago passa para o tórax através de uma abertura no diafragma (hiato). 

Incontinência do esfíncter inferior do esôfago: quando há uma falha na válvula que deveria controlar a passagem dos alimentos. Com isso, a estrutura acaba permitindo o retorno e permanência do conteúdo estomacal no esôfago.

Defeito no clareamento do esôfago: representa um defeito nos movimentos peristálticos realizados pelo esôfago. Como consequência, os alimentos e secreções ácidas permanecem no órgão mais tempo do que o devido, deteriorando sua mucosa.

Uma das maneiras que podem ajudar em como descobrir a esofagite é estar atento aos sinais do corpo. 

Alguns dos sintomas apresentados pela esofagite são: refluxo, azia, sensação de queimação e dor aguda no peito. Outros efeitos da doença são vômitos, boca amarga, mau hálito, rouquidão, tosses e dores de garganta.

Como descobrir a esofagite?

Como dissemos no início, esta doença só pode ser diagnosticada com exatidão por um médico especialista. Ou seja, uma consulta é a única forma garantida de como descobrir a esofagite.

O diagnóstico da doença envolve a análise do histórico do paciente, assim como uma avaliação clínica minuciosa. Envolve, ainda, a realização de dois exames pontuais. 

Um deles é a endoscopia digestiva alta, que permite ao médico ver imagens da mucosa do esôfago. Assim em como o estômago e parte do intestino delgado. 

Outro exame que pode ser necessário é a pHmetria. Ela não é realizada de rotina, mas oferece a possibilidade de dimensionar o volume de ácido que retorna do estômago para o esôfago. Isso em um período determinado de 24 horas.

Procure orientação médica

Se você desconfia estar sofrendo deste mal, entre em contato agora mesmo e receba atendimento especializado. Afinal, negligenciar o tratamento da esofagite pode levar a complicações. Como por exemplo, causar estreitamentos que bloqueiam ou dificultam a passagem de alimentos e até da saliva pelo esôfago. 

Em casos mais graves, a esofagite pode provocar uma lesão na região inferior do esôfago, alterando seu revestimento interno (esôfago de Barrett). A doença também favorece o aparecimento de úlceras. Por isso, não deixe de buscar orientação médica e realizar devidamente o tratamento, caso o diagnóstico seja confirmado.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta