Doença do Refluxo gastroesofágico: como fica a alimentação após a cirurgia?

A cirurgia para tratar a doença do refluxo gastroesofágico está indicada em algumas situações dessa doença. Isso já foi discutido em outro artigo. Assim sendo, iremos esclarecer alguns aspectos sobre como fica a alimentação nas pessoas operadas. Primeiro falaremos sobre o período inicial. Ele vai de 30 até 60 dias a partir da cirurgia. Depois, falaremos sobre o período mais tardio.

Período inicial

A cirurgia para o tratamento da doença do refluxo gastroesofágico é extremamente eficaz no controle da doença. No entanto, como em qualquer operação, existe uma agressão controlada dos tecidos (assista ao vídeo). Essa agressão promove o inchaço temporário do esôfago. Logo, isso causa um estreitamento temporário da sua luz. Por esse motivo há dificuldade de passagem dos alimentos sólidos após a cirurgia. Esse inchaço normalmente desaparece após 30 a 60 dias. Como consequência, os alimentos sólidos passam normalmente. Então, durante esse período inicial, se alimente com líquidos e pastosos. Por exemplo: água, chá, sucos, sopa batida, mingau, purê de batata, sorvete, vitaminas batidas entre outros. Evite comer especialmente a carne vermelha na forma sólida. Esse é o alimento com maior dificuldade.

Período tardio

Após a passagem do período inicial de 30 a 60 dias, a consistência dos alimentos normalmente não é mais um problema. No entanto, coma lentamente. Mastigue cerca de 30 vezes antes de deglutir.  Faça refeições de pequeno volume e várias vezes ao dia. Na verdade, esses são hábitos alimentares saudáveis que qualquer pessoa deve ter. Mas, nos operados, esses cuidados são muito mais importantes. Caso contrário, ocorrem alguns sintomas desagradáveis. Além disso, alguns pacientes encontram dificuldade para ingerir bebidas com gás. Elas causam muita distensão abdominal. O motivo é a dificuldade para eructar o gás ingerido junto com essas bebidas. Isso causa o seu acúmulo no abdômen.