Como funciona a Doação de Fígado?
Doação de Fígado

Como funciona a Doação de Fígado?

A doação de fígado é a única solução viável quando o órgão é acometido por alguma doença que comprometa seu funcionamento de forma permanente. Entenda a importância da doação e como funciona este procedimento.

O fígado é uma glândula formada por células chamadas hepatócitos, que gera substâncias fundamentais para manter a harmonia do organismo. Sua principal característica é sua impressionante capacidade de recuperação.

Quando este órgão falha, por alguma moléstia ou outro motivo qualquer, o transplante é necessário. A doação de fígado pode ser realizada a partir de doadores vivos compatíveis ou por doadores vítimas de morte cerebral.

Doação de Fígado| Como funciona?

A doação de fígado caracteriza-se por duas modalidade, como já citamos acima: a partir de doadores vítimas de morte cerebral ou doadores vivos.

O procedimento, no primeiro caso, é verificar o bom funcionamento do fígado, pedir o consentimento da família para transplantar o órgão e avaliar a compatibilidade do órgão com os potenciais receptores. A partir desta aprovação, o fígado inteiro é retirado por uma equipe especializada e passa por um processo de preservação por meio de soluções específicas e mantido a 4°C. Isto garante a conservação do fígado no trajeto até o hospital que irá realizar o procedimento.

No caso de doador vivo, somente parte do fígado é removida. Aliás, ele também passa por um processo de preservação semelhante ao do doador em morte cerebral. Todavia, o mais interessante é que tanto o fígado remanescente do doador quanto a porção transplantada no receptor se regeneram em poucas semanas.

Não é obrigatório que o receptor e o doador sejam parantes consanguíneos. Isso significa que, havendo compatibilidade, o transplante pode ser realizado entre amigos ou cônjuges. Assim, nessas situações, normalmente é necessário uma autorização judicial.

Quando um paciente precisa da doação de fígado?

O transplante de fígado é indicado aos pacientes que sofrem de doenças crônicas neste órgão. Contudo, também é recomendado em casos de doenças de longa duração que ataquem o fígado e que sejam irreversíveis, intratáveis e causem perigo de morte ao portador.

Então, se quiser saber mais sobre os critérios para doação de fígado, você pode conferir mais informações neste post.

Por fim, restou alguma dúvida sobre como funciona a doação de fígado? Então, deixe sua pergunta nos comentários e iremos esclarecê-la para você.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta